Cidades

Terapia com iodo radioativo chega ao Instituto Hospital de Base

O hospital iniciou, na última terça-feira (16/10), as primeiras terapias para pacientes com hipertireoidismo. Foram sete atendimentos, que ocorreram no quarto terapêutico da Unidade de Medicina Nuclear do IHB

postado em 22/10/2018 20:04
Hospital de Base
O Instituto Hospital de Base (IHB) é agora o único da rede pública a realizar atendimentos ambulatoriais com iodo radioativo. O instituto iniciou, na última terça-feira (16/10), as primeiras terapias para pacientes com hipertireoidismo. Foram sete atendimentos, que ocorreram no quarto terapêutico da Unidade de Medicina Nuclear do IHB.

Uma equipe especializada em medicina nuclear, formada por médico, farmacêutico, física e supervisora de radioproteção, técnicos em enfermagem e equipe técnica em radiologia e medicina nuclear, acompanhou os pacientes regulados que estavam na fila de espera do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

A partir de agora, os pacientes serão acompanhados por médicos assistentes. Segundo o chefe da Unidade Medicina Nuclear, doutor Rodrigo Guimarães, a evolução natural da terapia com o iodo radioativo é o desenvolvimento do hipotireoidismo, que representa a falta do hormônio tireoidiano. Nesse estágio da doença, o problema pode ser mais facilmente tratado, ao contrário da etapa anterior, já que as medicações aplicadas ao hipertireoidismo apresentam alguns efeitos colaterais.

A partir de 31 de outubro, a iodoterapia será utilizada para tratamento de combate ao câncer da tireoide. Para isso, é necessário um período de preparação, que dura cerca de quatro semanas. Dentro do quarto terapêutico do IHB estão funcionando dois leitos. A estimativa é de que pelo menos 150 pacientes com câncer na tireoide e 90 com hipertireoidismo sejam beneficiados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação