Cidades

Quinta-feira será de céu nublado e chuva em Brasília

Ontem um alerta de temporal foi emitido pelo Inmet. Com os ventos fortes, ao menos três árvores caíram no Distrito Federal

Mariana Machado
postado em 25/10/2018 07:27
Céu nublado e chuva em todo o Distrito Federal nesta quinta-feira
O brasiliense pode preparar o guarda-chuva porque a previsão para esta quinta-feira (25/10) é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ontem, o Instituto chegou a emitir um alerta de temporal com perigo potencial até às 7h de hoje. Em casos assim, ventos intensos chegam a alcançar 60Km/h, e o volume de chuvas pode ser de até 50mm/dia. É possível que outro alerta seja emitido hoje.
Com as chuvas, sobe a umidade, que varia entre 55% e 95%. E embora o frio na madrugada tenha sido de 19 ;C por volta de 4h, as temperaturas devem subir até 28 ;C no período da tarde. O Inmet espera que as chuvas continuem durante o fim de semana até a segunda-feira.
Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, neste ano o Distrito Federal vai superar a média de chuvas do mês de outubro de 159,8 mm;, que já foi alcançada. Ele explica ainda que é normal que as chuvas de setembro e outubro, logo após o período da seca, sejam mais rigorosas, com ventos fortes. ;Isso acontece pela transição do calor e umidade, o que provoca nuvens de grandes desenvolvimento que causam as trovoadas;, afirmou. Já nos meses de novembro e dezembro, as chuvas, apesar de mais constantes, serão mais brandas.

Queda de árvores

A tempestade de ontem fez com que o Corpo de Bombeiros atendesse a pelo menos três chamados por quedas de árvores em Brasília. Uma delas caiu em via pública, na altura da 712/713 Sul, e fez com que o trânsito fosse interditado. Seis oficiais foram necessários para retirar a árvore e liberar a via.

Recomendações
Em caso de trovoadas, a recomendação é evitar utilizar aparelhos eletrônicos ligados nas tomadas, como celulares por exemplo. Em caso de ventos, não se deve buscar abrigos sob árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Os bombeiros também alertam que a população, ao notar uma árvore morta, deve retirá-la ou acionar o órgão competente (Novacap) para evitar acidentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação