Cidades

Estação do metrô alaga e usuários de Samambaia ficam sem transporte

Choveu tão forte em Samambaia Sul, que a água da chuva invadiu a estação do metrô. Administração suspendeu a circulação de trens e funcionários trabalham para resolver o problema

Mariana Machado, Thiago Melo*
postado em 16/11/2018 09:54

Estação de Samambaia Sul foi interditada após alagamento, água atingiu quase 1 metro de altura Os moradores de Samambaia Sul estão sem metrô na manhã desta sexta-feira (16/11). A forte chuva provocou o alagamento da estação e os funcionários interditaram o local. Até 9h30, não havia previsão de quando os trens voltarão a circular. A água começou a entrar ainda durante a madrugada, por volta das 4h, de acordo com a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal.

A estação nem sequer chegou funcionar hoje. Neste momento, funcionários da companhia estão fazendo a retirada de água com bombas para drenagem. Ainda não há previsão de quando a estação vai reabrir. Depois que a água for retirada, começa o serviço de limpeza.

Segundo a assessoria do Metrô, apenas a estação Samambaia Sul foi prejudicada. As demais estão funcionando normalmente. A empresa não sabe informar ainda quantas pessoas foram prejudicadas porque eles não têm o controle de quantas iriam para aquele terminal.

Muitos usuários foram surpreendidos com a interdição da estação na manhã desta sexta-feira. A água invadiu as escadas e cobriu toda a entrada que dá acesso aos trens. Nas paredes é possivel ver as marcas de alcance da água, que chegou a quase 1 metrô de altura.

Uma equipe de manutenção está no local utilizando bombas de drenagem para retirar a água com lama que invadiu o espaço. Outros funcionários utilizam mangueiras e rodos para limpar o local.

Núbia Macedo, 34 anos, trabalha no Sudoeste. Ela não sabia que a estação estava fechada. Ao chegar no local, se surpreendeu quando viu onde a água tinha e lamentou o fechamento do espaço. "Vou chegar muito atrasada no trabalho, vou ter que pedir um transporte alternativo. Fica muito complicado sem metrô, porque de ônibus é mais demorado", lamentou Núbia.

Alguns usuários reclamaram que o metrô não avisou sobre a interdição.

"A gente chega aqui e dá de cara com esse problema, eles poderiam ter avisado de alguma forma, pelas redes sociais, agora vou chegar atrasado no trabalho. Acho que eles poderiam colocar ralos na entrada, pra evitar que a água acumule e cause esse problema". A indignação é de Alessandro Magalhães, Salgadeiro, 23 anos, que trabalha no Ortogonal.

Trânsito

Os motoristas também tiveram problema durante toda a manhã. Um córrego transbordou e a água invadiu a Estrada Parque Vicente Pires (EPVP). Um grande engarrafamento se formou na região próxima do Viaduto Israel Pinheiro e ao longo da Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

[FOTO1287434]

Por sorte, nenhum motorista ficou preso na enxurrada, segundo o Corpo de Bombeiros. Na Epia Norte a faixa inversa também foi fechada devido à pista molhada.Por causa dos estragos causados pela chuva, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) liberou a faixa exclusiva da EPTG e da EPNB para todos os carros.

De acordo com o tenente Bohle do Corpo de Bombeiros, equipes atenderam a diversos chamados na manhã desta sexta-feira devido às fortes chuvas, entre eles, uma queda de árvore em Sobradinho, a queda de um muro em Vicente Pires, além de acidentes de trânsito. A corporação ainda não tem um balanço dos acidentes e incidentes provocados pela chuva no DF.

Estagiário sob a supervisão de Adriana Bernardes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação