Cidades

SOS Vicente Pires: moradoras criam petição on-line para pedir ajuda

A ideia surgiu após os inúmeros transtornos registrados na região nos últimos dias, principalmente por causa das chuvas

Caroline Cintra - Especial para o Correio
postado em 20/11/2018 17:04
Na última semana, a Rua 8 foi interditada após a abertura de uma cratera, impedindo a passagem de pedestres e veículosEm meio aos transtornos vividos nas últimas semanas, em Vicente Pires, a bancária Érika Cintra, 37 anos, e a fisioterapeuta Gabriella Lourenço, 30, decidiram abrir uma petição on-line com o intuito de mobilizar a população e pedir ajuda ao Governo do Distrito Federal. Denominado SOS Vicente Pires, o abaixo-assinado é um pedido de socorro.

De acordo com Érika, a ideia surgiu a partir de um post em grupo no Facebook, que rendeu vários comentários. Após perceberem a força nas redes sociais, decidiram tomar a iniciativa. "Aqui em Vicente Pires, temos várias associações, mas nada foi feito; por isso, decidimos nos movimentar. Para nós, o problema não são as obras, afinal, são um mal necessário, mas, da forma que está acontecendo, não dá para continuar", disse.

Para a bancária, os moradores estão perdendo um direito constitucional, o de ir e vir. "A minha secretária não vem mais trabalhar na minha casa. Ela decidiu trabalhar em Águas Claras, porque estava difícil chegar até aqui. A maioria das ruas aqui estão em obras, ou seja, estamos sem escape. Estamos ilhados", reclamou.

Na petição on-line, as moradoras reforçam que a região passa por uma situação de calamidade pública. Por isso, exigem obras emergenciais para drenagem de águas pluviais, asfaltamento das ruas mais críticas e que as intervenções sejam feitas uma rua por vez. Além disso, na solicitação, pedem que as empresas se responsabilizem por não deixar buracos abertos, finalizando cada rua iniciada.

Após colher as assinaturas, o intuito é marcar uma reunião administração da cidade. "Abriremos uma pauta em reunião essa semana com moradores e daremos o retorno de respostas para a comunidade", adiantou Gabriella.

Ela reforça que a dupla não faz parte de nenhuma associação, grupo e ou partido político. "Somos moradoras atrás de respostas para uma comunidade que não está mais aguentando essa situação e tememos que algo pior possa acontecer. Não temos nenhuma intenção política, apenas comunitária", detalhou.

Apoio da população


A dona de casa Eliane Luiza Xavier, 40 anos, assinou a petição on-line e aprovou a iniciativa. "Achei a ideia excelente. É como se nós não tivéssemos voz e, agora, temos. Cada hora é um novo problema e nunca passam nada para a gente sobre o que está acontecendo. Agora, toda a comunidade está envolvida e interessada em ajudar. Estamos acompanhando", afirmou.

Até o fechamento da reportagem, a petição on-line reunia mais de 1,2 mil assinaturas. O objetivo é chegar a 3 mil. Para assinar, é só entrar no site Avazz e preencher o campo solicitado com e-mail, nome e país onde mora. Os campos Cidade e CEP não são obrigatórios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação