Cidades

DER interdita ponte do Rio Melchior, entre Samambaia e Ceilândia

Bloqueio da ponte aconteceu devido ao risco de movimentação de terra, após uma erosão

Alan Rios
postado em 21/11/2018 07:51
A ponte fica na DF 180, que liga Samambaia e Ceilândia. Perto do trecho, está o Clube Meridional Termas Solar, de Samambaia SulO Departamento de Estradas de Rodagem (DER) interditou a ponte do Rio Melchior na noite de terça-feira (20/11). Quem precisou passar pelo trecho, entre Samambaia e Ceilândia, viu um bloqueio e teve que dar uma volta por estradas alternativas da região. Na manhã desta quarta-feira (21/11), o órgão continuou atuando no local e liberou uma faixa para o fluxo de veículos.

No entanto, o DER-DF informou a tarde que será necessário o bloqueio total em ambos os sentidos do trecho, para garantir a segurança dos técnicos envolvidos na operação e dos usuários da via.

A interdição aconteceu após uma erosão na região do rio, que provocou um "risco de movimentação de terra no encabeçamento da ponte", como informou o DER. Segundo o órgão, a quantidade de chuvas nos últimos dias provocou danos embaixo da via. O bloqueio é necessário para que o processo de recuperação do talude se desenvolva. A previsão de término é sexta-feira (23/11).

Apesar do desgaste, o departamento negou qualquer risco de queda da ponte, afirmando que a interdição diminui a sobrecarga da via, que poderia agravar a situação do encabeçamento da ponte. O brasiliense que passar pelo local nesta quarta verá o fluxo de veículos sendo controlado pelo modelo de "PARE e SIGA", que continuará até que seja feita toda a recuperação do trecho.

Problema antigo

O Rio Melchior causa problemas antigos aos moradores do Distrito Federal. Em 2012, o Correio denunciou a sua poluição, mostrando seus detritos de esgoto e lixo. Três anos depois, em 2015, outra matéria alertou para a qualidade da água do rio, que estava abaixo dos parâmetros exigidos.
Poluição no rio é problema antigo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação