Jéssica Eufrásio
postado em 14/12/2018 11:04
O Governo do Distrito Federal (GDF) promoveu, nesta sexta-feira (14/12), uma cerimônia pública para apresentação de balanço dos quatro anos de gestão do governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Durante o evento, ocorreu o lançamento do portal Gestão 2015-2018, plataforma que reúne as iniciativas desenvolvidas, continuadas ou concluídas nos últimos quatro anos.
Com conteúdo dividido por temas, o site apresenta realizações, indicadores, relatórios, além de marcos legais, que incluem as principais leis sancionadas e decretos publicados durante a gestão. Em abril, o GDF lançou o Portal de Balanço das Prioridades do Governo de Brasília. A proposta, semelhante à atual, apresentou um levantamento das ações concluídas, em andamento e não executadas ao longo do mandato do socialista.
Durante discurso de abertura, Rodrigo Rollemberg comentou medidas recentes, como a aprovação da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) na Câmara Legislativa, e desejou sucesso ao governo seguinte. ;Temos uma forma diferente de fazer política. Desde o dia seguinte às eleições, nossa determinação era de facilitar ao máximo todas as informações para que o próximo governo tenha condições melhores que as que tivemos. Essa plataforma é um instrumento de prestação de contas, mas, principalmente, de transparência;, declarou.
Em seguida, o socialista listou algumas das iniciativas desenvolvidas enquanto esteve à frente do Palácio do Buriti. Entre elas, Rodrigo Rollemberg elencou a queda no número de homicídios, de mortes no trânsito e o fechamento do Lixão da Estrutural. ;Tenho muito orgulho em dizer que nosso governo fechou o Lixão e abriu a Orla do Lago Paranoá. Isso é de um simbolismo muito grande;, ressaltou o governador.
Em relação aos investimentos em infraestrutura hídrica, o governador criticou governos anteriores e afirmou que deixará a obra de Corumbá IV pronta para inauguração no mandato de Ibaneis Rocha (MDB). Rollemberg reconheceu, ainda, que não conseguiu cumprir com algumas propostas, mas disse que deixa o governo ;com a alma leve; e com ;sentimento de missão cumprida;. ;Em nenhum momento cedemos ao populismo, à demagogia, a soluções fáceis. Fizemos o que era correto. Não agimos pensando na eleição. O próximo governo entrará com tranquilidade no mês de janeiro e poderá pensar no que fazer sem passar pelas dificuldades que passamos;, finalizou.
Próximas entregas
Após a cerimônia, o atual governador acrescentou que deixará um saldo de R$ 600 milhões em caixa para a próxima gestão e que as obras no viaduto do Eixão serão finalizadas até março. Ainda para o primeiro semestre, há outros 24 projetos com previsão de entrega, segundo o portal Gestão 2015-2018. Confira quais são eles:
Abastecimento
- Sistema Produtor de Água Corumbá
Mobilidade
- Obras do Trevo de Triagem Norte
- Obras de Ligação Torto-Colorado
- Três novas estações do Metrô: 106 Sul, 110 Sul e Estrada-Parque
- Obras do Viaduto do Eixão sob a Galeria dos Estados
- Ciclovia ao longo da via EPTG
- Reforma do terminal de ônibus urbano de Sobradinho
- Implantação de três novas passarelas ao longo da via Estrutural
Infraestrutura
- Via de ligação da Avenida Hélio Prates à avenida principal do Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia
- Praça da Juventude, na QNN 13, em Ceilândia
- Construção da Feira Popular Permanente do Riacho Fundo II
- Revitalização do Balneário Veredinha, em Brazlândia
- Reforma do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, em Brazlândia
Habitação
- 308 Unidades Habitacionais no Sol Nascente, em Ceilândia
- 1.376 unidades habitacionais no Residencial Crixá, em São Sebastião
Saúde
- Unidade Básica de Saúde do Parque do Riacho, Riacho Fundo II
Educação
- Centro de Educação de Primeira Infância Papagaio no P Sul, em Ceilândia
- Centro de Educação de Primeira Infância Azulão, em Samambaia
- Centro de Educação de Primeira Infância Periquito, em Samambaia
- Centro de Educação de Primeira Infância Bambu, em Samambaia
- Centro de Educação de Primeira Infância Bem-Te-Vi, em Samambaia
- Centro de Educação de Primeira Infância Cajuzinho, no Lago Norte
- Nova sede do Colégio Militar Tiradentes
Socioeducativo
- Unidade de Internação de Brazlândia
- Unidade do Sistema Socioeducativo Feminino, no Gama