Cidades

Justiça nega pedido de Lula para comparecer ao enterro de Sigmaringa

O ex-presidente Lula era amigo há mais de 30 anos do ex-deputado Sigmaringa Seixas, morto nesta terça-feira em decorrência de um câncer

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 25/12/2018 18:32
Lula e Sigmaringa durante a campanha presidencial de 2002A Justiça do Paraná negou um pedido feito pela defesa de Luiz Inácio Lula da Silva para que o ex-presidente pudesse ir ao enterro do advogado e ex-deputado federal Sigmaringa Seixas. No requerimento, o advogado Manoel Caetano Ferreira Filho argumenta que Lula é amigo íntimo há mais de 30 anos do advogado, morto nesta terça-feira (25/12) em decorrência de uma leucemia.
O juiz Vicente de Paula Ataíde Júnior, no entanto, negou a solicitação, alegando que a proximidade entre os dois não é suficiente, por lei, para permitir a saída de Lula, que cumpre pena em um prédio da Polícia Federal, em Curitiba. De acordo com o artigo 120 da Lei de Execução Penal, detentos podem receber permissão para sair da prisão em caso de falecimento ou doença grave "de cônjuge, companheiro, ascendente, descendente ou irmãos".

Eleito deputado federal pela primeira vez em 1986, Sigmaringa foi um dos nomes que mais lutou pela redemocratização do país. Durante o governo de Lula, foi várias cotado para assumir o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), mas preferiu permanecer na advocacia.

Velório ocorre nesta quarta-feira

Sigmaringa faleceu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde era tratado. Ele havia sido submetido a um transplante de medula, mas o procedimento não teve o sucesso esperado.

Segundo o irmão José Carlos Sigmaringa Seixas, o corpo do advogado será velado na quarta-feira (26/12), a partir das 8h, no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul, em Brasília. O sepultamento está marcado para as 16h30.

[FOTO1307620]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação