Cidades

VÍDEO: após calor e estado de atenção, chuva aparece em regiões do DF

Choveu no Sudoeste, na Octogonal, no Guará, ao longo do Eixo Monumental, na Asa Norte e Sul e em Planaltina. A temperatura mais alta do dia ficou em 32,6ºC, em Águas Emendadas e 30,8ºC em Brasília

Isa Stacciarini
postado em 24/01/2019 22:25
[VIDEO1]
Depois de uma semana de calor intenso, moradores do Distrito Federal registraram chuva no Sudoeste, na Octogonal, no Guará, na Asa Sul e na Asa Norte, ao longo do Eixo Monumental e em Planaltina. Apesar dos chuviscos, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não contabilizou o fato em nenhuma estação de medição até as 22h30 desta quinta-feira (24/1).
A temperatura mais alta do dia ficou em 32,6;C, em Águas Emendadas e 30,8;C em Brasília. A umidade relativa mais baixa alcançou 34% e a mais alta 81%.
[VIDEO2]
Para sexta-feira (25/1) a previsão do Inmet é de chuva e trovoadas isoladas. Mas, segundo a meteorologista Maria das Dores de Azevedo, isso não é suficiente para amenizar o calor. ;Quando a chuva passa, as temperaturas voltam a ficar elevadas por causa do verão. E, quando não chove, a sensação de calor aumenta;, explicou.
A temperatura para sexta deve variar entre 17;C e 33;C nas horas mais quentes do dia. A umidade relativa do ar pode ficar entre 95% a 35%.

Defesa Civil emite alerta

Por causa da umidade entre 30% a 20% há cinco dias no DF, a Defesa Civil decretou estado de atenção nesta quinta-feira (24/1). O Inmet também emitiu alerta de baixa umidade. De acordo com a nota registrada pelo instituto, há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

A Defesa Civil orientou a população em relação a saúde.As principais recomendações são a de evitar a prática de atividades ao ar livre no período de 10h às 17h; aumentar a ingestão de líquidos; evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete; evitar o uso excessivo de ar-condicionado e usar protetor solar.
Crianças e idosos devem ter atenção especial, pois são os mais afetados neste período.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação