postado em 25/02/2019 19:15
Para o carnaval, a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), em parceria com a Polícia Militar, vai emitir carteirinhas infantis em todos os postos do Na Hora, das 7h30 às 18h. O objetivo é garantir a segurança dos pequenos foliões durantes as festas, facilitando a localização dos responsáveis da criança caso ela se perca. O serviço é oferecido até a sexta-feira (1;/3).
Para fazer a carteirinha, os pais ou responsáveis devem levar uma foto 3x4 e os dados da criança, como nome e idade. No verso do documento haverá um espaço para a inscrição do nome, endereço e telefone do responsável.
O GDF também permite a impressão da carteirinha pela internet, pelo site da PMDF. Além da carteirinha, o GDF obrigou os blocos públicos e infantis a distribuírem pulseiras de identificação. A medida faz parte de um conjunto de ações que o governo do DF lançou para o esquema especial de segurança do carnaval deste ano.
Forças de segurança
A Secretaria de Segurança Pública divulgou o esquema especial de segurança para o carnaval do DF. O Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) vai monitorar os blocos com 400 câmeras espalhadas pelos locais de festa. A ideia é reprimir ações criminosas e orientar os policiais que estarão nas ruas.
Seis mil policiais militares estarão divididos entre os 201 blocos cadastrados na pasta, nos quatro dias de carnaval. Além dos locais de festa, o policiamento será intensificado nas estações do metrô e na Rodoviária do Plano Piloto.
O Corpo de Bombeiros reforçará as equipes de socorro com 584 militares, convocados especialmente para o carnaval. A Polícia Civil do DF também vai intensificar a prestação de serviço, principalmente na 5; Delegacia de Polícia (Asa Norte), área onde ocorrerão 75% dos eventos, e na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e Delegacias da Criança e do Adolescente 1 e 2.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai colocar, diariamente, 160 agentes de trânsito nas ruas nos dias de evento. Eles serão responsáveis pelo controle de tráfego de veículos e pela segurança dos pedestres nos locais de festa.