Cidades

Polícia prende suspeitos de desviar dinheiro de depósitos bancários

Segundo o delegado do caso, o grupo é estruturalmente ordenado e caracterizado pela divisão de tarefas. Os acusados se utilizavam de meios fraudulentos para furtar os valores depositados pelos clientes

postado em 05/04/2019 11:54
Os agentes também cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nas regiões de Planaltina, Paranoá e Lago NortePoliciais civis prenderam cinco pessoas, na manhã desta sexta-feira (5/4), por fraudes bancárias. Segundo o delegado Giancarlos Zuliani, chefe da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), a organização criminosa se especializou no furto mediante fraude, subtraindo os valores depositados em contas bancárias. "Esse grupo é estruturalmente ordenado e caracterizado pela divisão de tarefas, com o fim de obter vantagem patrimonial mediante a prática de infrações penais graves, notadamente, o furto mediante fraude e a lavagem de dinheiro", explica.

Três suspeitos foram detidos em flagrante e outros dois, em cumprimento a mandados de prisão preventiva. Os agentes também cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nas regiões de Planaltina, Paranoá e Lago Norte. Até o momento, uma espingarda calibre 12 foi localizada e apreendida na casa de um dos investigados pela polícia.

Modo de agir

As investigações apontaram que os criminosos obtinham a senha das vítimas ao enviar um texto por SMS para uma suposta atualização de cadastro junto à instituição financeira. Quando a pessoa abria o link, era levada para uma falsa página do banco, onde solicita os dados bancários e a senha do correntista.
Com as senhas em mãos, os criminosos acessavam o internet banking e realizam transferências para "contas de passagem". Em seguida, recrutavam pessoas para fornecer os cartões e senhas dessas contas. "De posse dos dados dos cartões e contas, os integrantes do grupo realizam saques, pagamentos de
boletos e simulam compras com máquinas de cartão de comparsas ou de estabelecimentos comerciais coniventes com a prática delituosa", detalha Zuliani.
Um dos bancos alvos da organização criminosa é o BRB. Em nota, a instituição bancária informou que os clientes lesados foram ressarcidos. O banco destacou que acompanha e monitora todas as contas e presta, sempre que necessário, informações aos órgãos de investigação.

Outro caso

No fim de março, a Polícia Civil deflagrou a Operação Ecommerce 2, com o objetivo de desarticular uma quadrilha suspeita de fraudes em compras pela internet. De acordo com a corporação, os criminosos rastreavam a emissão que os bancos fazem de boletos de alto valor. Em seguida, localizavam a pessoa em nome de quem o boleto foi emitido. E diziam que um novo documento seria emitido, em valor menor, pois havia sido identificado um erro no cálculo do imposto, por exemplo.

A vítima, então, recebia um novo boleto e efetuava o pagamento crente que estava quitando a própria dívida junto ao fornecedor. Mas, na verdade, estava pagando pela compra dos integrantes da quadrilha. Segundo o Correio apurou, o grupo tem mais de 5 mil perfis falsos para fazer compras na internet, porém com dados como CPF verdadeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação