Cidades

Fraude: grupo lucrou R$ 800 mil com dados bancários de 370 mil pessoas

Criminosos enviavam SMS para clientes de bancos em todo o país. Cinco pessoas foram presas suspeitas de participação no esquema

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 05/04/2019 21:24

Celulares, celular, tablet, smartphone, eletrônico, telefone.

Cerca de 370 mil pessoas com contas bancárias em diferentes instituições financeiras no DF e no Brasil estão na lista de transmissão de uma organização criminosa acusada de furtar o dinheiro das contas por meio de fraudes. Na manhã desta sexta-feira (5/4), cinco pessoas foram presas em Planaltina, Paranoá e Lago Norte. Não há previsão de soltura e os suspeitos vão responder por lavagem de dinheiro, furto mediante fraude e organização criminosa.

Os criminosos atuavam em duas etapas. No primeiro momento, enviavam para uma lista de transmissão, com mais de 370 mil contatos do Brasil inteiro, um SMS com a mensagem de atualização de cadastro no banco com links para acessar a página falsa da instituição financeiras. Nela, os usuários colocavam sua senha, número do cartão e os criminosos coletavam os dados bancários que eram repassados para uma outra equipe.

Esse segundo grupo era responsável pela captação de pessoas físicas e jurídicas que concediam seus cartões, nos quais o dinheiro subtraído das vítimas do golpe era depositado. Eles eram beneficiados, recebendo uma parte do montante. Os criminosos, na posse desses cartões emprestados, realizavam saques, pagavam boletos e simulavam compras por meio de máquinas de pagamento de estabelecimentos comerciais coniventes com o crime.

Desde abril de 2018, quando a investigação foi iniciada, por meio de denúncia dos bancos envolvidos, mais de 600 transações fraudulentas com o mesmo modo de agir foram descobertas. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Giancarlos Zuliani Júnior, o prejuízo total estimado é de mais de R$ 800 mil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação