Cidades

Polícia prende quatro por estelionato contra idosos no Distrito Federal

A suspeita é de que pelo menos 20 pessoas foram vítimas dos golpes praticados, e que a organização criminosa tenha pelo menos 10 integrantes

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 08/04/2019 10:11
Dinheiro, cartões e máquinas de passar cartão foram apreendidas com o grupo
Policiais da 9; Delegacia de Polícia (Lago Norte) prenderam em flagrante quatro homens acusados de aplicar golpes em idosos por meio de fraude bancária. O grupo seria de São Paulo, mas viam para a capital para praticar o crime. Na delegacia, eles teriam confessado as ações, detalhando que abordavam as vítimas idosas por serem mais ;propícias; a confiarem na palavra de desconhecidos.

Segundo o delegado Tiago Carvalho, os suspeitos teriam vindo para Brasília três vezes neste ano. Na última, na tarde de domingo (7/4), acabaram presos em uma agência do Lago Norte. Antes, eles tinham agido em Taguatinga e na Asa Sul.

;Eles escolhiam uma determinada agência bancária, onde instalavam chupa-cabra, pedaços de garrafa pet ou fita isolante para reter os cartões das vítimas, colavam adesivos com número falso da central de atendimento da instituição bancária e, após isso, aguardavam a chegada das vítimas;, destaca.
Segundo o delegado, uma das vítimas, após ter o cartão retido na máquina, foi induzida por um dos criminosos a ligar em uma central de atendimento falsa. Desse modo, o grupo adquiriu a senha do idoso. Com os dados, os criminosos faziam compras.

;A suspeita é de que pelo menos 20 pessoas foram vítimas dos golpes praticados, e que outras 10 pessoas fazem parte dessa organização criminosa. Todos são de São Paulo;, explica Tiago Carvalho.
Os agentes monitoraram o grupo por dois meses. Como eles são da região Sudeste, foi necessário acompanhar a agência para poder identificar as ações dos suspeitos, que vinham para a capital apenas para realizarem o golpe.

No domingo, policiais identificaram os acusados no interior de uma agência bancária do Lago Norte. Depois da primeira parte do golpe, os homens entraram em um Sportage prata e seguiu para o estacionamento do Deck Norte. Ali, os estelionatários foram abordados e presos em flagrante. Eles têm 39, 34, 32 e 33 anos.

Foram apreendidas diversas máquinas de cartão de crédito; cartões bancários; dinheiro; adesivos falsos com a logomarca de um banco nacional e dispositivos utilizados para reter cartões de crédito.
As investigações agora continuam para identificar outros envolvidos no esquema fraudulento e, ainda, os beneficiários das máquinas de cartões de crédito apreendidas com o grupo criminoso.

Eles vão responder pelos crimes de organização criminosa, além de dois estelionatos tentados contra idosos. Após as medidas legais, os envolvidos foram recolhidos à carceragem da Polícia Civil do Distrito Federal.

Outro caso

Em 26 de março deste ano, agentes da 35; Delegacia de Polícia (Sobradinho II) prenderam um acusado de participar de organização criminosa especializada em aplicar golpes com cartões de crédito, em geral, em idosos. Naquele dia, os investigadores apontaram que havia ao menos nove vítimas identificadas apenas em Sobradinho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação