Cidades

Chuva dá trégua no DF e temperatura começa a subir: máxima de 30ºC

Segundo o Inmet, não há possibilidade de pancadas de chuva nesta quinta-feira (25/4) e os termômetros podem marcar temperaturas altas

Alan Rios
postado em 25/04/2019 07:11
Quem gosta dos dias de sol pode comemorar
Brasiliense, pode deixar o guarda-chuvas em casa nesta quinta-feira (25/4) e aproveitar o sol! Após dias de chuvas fortes e constantes pelo Distrito Federal, o tempo volta a se abrir. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros devem marcar até 30;C.

"Hoje não há possibilidade de chuva, somente uma nebulosidade que se dispersa rapidamente. O dia se manterá entre claro a parcialmente nublado, com períodos de nublado", explica o meteorologista Mamedes Luiz Mello. Como a chuva começou a perder força na última quarta-feira (24/4), a umidade relativa do ar também começa a cair, ficando hoje entre 90% e 35%.

Mas aquele período de seca tradicional do meio do ano no DF ainda não está tão próximo, de acordo com o especialista do Inmet. "Pela climatologia, esses dias sem chuvas começam, geralmente, na segunda quinzena de maio e terminam na primeira quinzena de setembro", lembra Mamedes.

Mesmo assim, é bom o brasiliense começar a se preocupar com sua saúde, já que essas mudanças de temperaturas deixam o corpo mais sensível para doenças. Em 2018, a capital teve 81 dias de estiagem, que acabou no dia 9 de agosto. Mas se 2019 repetir o tempo de 2017, a preocupação deve ser maior. Naquele ano, foram 127 dias sem chuva. Assim, se hidratar e manter uma alimentação leve viram hábitos essenciais, principalmente nos dias de sol.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação