Cidades

Cirurgião que operou siamesas: 'Tenho netas gêmeas. Isso mexe com a gente'

Neurocirurgião Benício Oton, do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, foi o responsável pela cirurgia de separação das gêmeas siamesas Lis e Mel, realizada no último sábado

Fernando Jordão
postado em 29/04/2019 18:37
Médico Benício Oton
Responsável pela cirurgia de separação das gêmeas siamesas Lis e Mel, realizada no último sábado (27/4), o neurocirurgião Benício Oton, do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, disse ter pensado na própria família durante o procedimento.

"Tenho três filhos e tenho netas gêmeas, de 2 aninhos. Isso mexe com a gente também", disse o neurocirurgião. "Espero que elas tenham uma vida boa. A gente está lutando para isso", projetou para Lis e Mel. Pouco mais novas que suas netas, as gêmeas para quem o médico deu uma nova vida completam 1 ano em 1; de junho.

Benício comandou uma equipe de 50 profissionais ; contando apenas aqueles que se envolveram diretamente ; durante a cirurgia, que teve 36 etapas e durou 20h. O procedimento, inédito no DF, foi apenas o décimo realizado no mundo, uma vez que casos desse tipo ; gêmeos unidos pelo crânio, clinicamente chamados de craniópagos ; são extramemente raros: 1 a cada 2,5 milhões de nascimentos.

Formado pela Universidade de Brasília em 1974, com uma pós-graduação em Toronto, no Canadá, o médico avalia que foi seu primeiro e, certamente, último caso do tipo, exatamente pela raridade: "É realmente muito gratificante. Então nós esperamos que tudo termine e dê certo. Todo mundo se envolve".

Nesta segunda-feira (29/4), aliás, uma das gêmeas acordou do coma induzido. Contudo, ainda não há previsão de alta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação