Cidades

Chuva deixa rastro de estragos em Vicente Pires e marginal da EPTG

Comércios e casas foram tomadas pela lama. Engarrafamentos também tomam de conta da região administrativa

Walder Galvão
postado em 03/05/2019 11:19
Moradores de Vicentes Pires sofrem com impactos da chuva
A chuva de quinta-feira (2/5) deixou um rastro de destruição no Distrito Federal. Em Vicente Pires, uma das cidades mais afetadas, moradores e comerciantes começaram o dia cedo para avaliar os estragos feitos pela água. Às 10h30, casas sujas, carros danificados e comércios tomados pela lama faziam parte do cenário da região administrativa.

Os comércios localizados às margens da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ficaram completamente tomados pela lama. Em um posto de gasolina, funcionários começaram a limpar o estabelecimento no início da manhã desta sexta-feira (3/5). A terra foi arrastada pela enxurrada e por outros veículos que iam abastecer.

Em uma residência, também próxima à EPTG, os estragos foram grandes. Um morador, de 40 anos, que preferiu não se identificar, teve a casa tomada pela chuva. O nível da água subiu e danificou diversos móveis da residência. Nas paredes, era possível ver o nível em que a lama chegou. "Perdi quase tudo. Até mesmo meu carro deu defeito. É uma situação absurda e não temos muito o que fazer. Estamos de mãos atadas", lamentou.
[FOTO1377895]

Trânsito

Ainda nessa quinta, a força da água arrancou parte do asfalto da Marginal da EPTG, próximo à Rua 3 de Vicente Pires. Por conta disso, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciou obras de reparos na manhã desta sexta-feira (3/5).
O bloqueio parcial no trecho causa grande engarrafamento na região. Quem tenta acessar o viaduto Israel Pinheiros enfrenta dificuldade. Moradores que saem com automóveis de Vicente Pires, principalmente da Rua 3, também precisam enfrentar o tráfego pesado. Até às 11h, o congestionamento ainda era grande na região.

Governador convoca reunião emergencial

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou, na página pessoal do Instagram, que "anos de descaso e omissão estão cobrando seu preço com as fortes chuvas que têm castigado regiões do Distrito Federal".

Ele ainda alegou que governos passsados deixaram que famílias habitassem locais sem realizar obras básicas de infraestrutura em cidades como Vicente Pires, Sol Nascente e Por do Sol. "O resultado disso é o que estamos vendo".

O chefe do Executivo local ainda confirmou ter convocado, para a manhã desta sexta-feira (3/5), uma reunião emergencial para discutir ações que minimizem os estragos. Ao mesmo tempo, ele reforçou que equipes retomam obras para resolver os alagamentos. "Estamos agindo e cuidando da população", garantiu.
[VIDEO1]

Acima da média

Em apenas dois dias, as chuvas de maio já ultrapassaram a média história do mês, de 29,7 milímetros. O acumulado entre quarta (1;/5) e quinta se aproxima de 61mm. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a expectativa é de que as precipitações durem até a segunda quinzena de maio.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação