Cidades

Sindicato pede explicações sobre tremor no Tribunal de Justiça do DF

Subsecretário da Defesa Civil ratifica laudo do tribunal de que não houve alteração estrutural no prédio que comprometa a segurança

Mariana Machado
postado em 14/05/2019 21:31
Corpo de bombeiros ajudou na evacuação do bloco A do TJDFT. Ninguém se feriu
O Sindicato dos Servidores do Judiciário e Ministério Público (Sindjus) e a Associação dos Servidores da Justiça (Assejus-DF) decidiram pedir por explicações à administração do Tribunal de Justiça do Distrito federal e Territórios (TJDFT) a respeito do tremor que fez os servidores deixarem às pressas o bloco A na última sexta-feira (10/5). Segundo as instituições, não há plano de evacuação em situações de emergência.
Em nota oficial, Sindjus e Assejus solicitarão esclarecimentos sobre necessidade de interdição a órgãos como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público, bem como pedirão providências em relação ao ocorrido. ;A situação é preocupante uma vez que as entidades representantes dos servidores receberam fotos de locais do Bloco A que apareceram com rachaduras após o tremor;, destaca o texto.
Outras edificações próximas também são alvo de preocupação. ;O Palacinho, que se encontra próximo ao bloco A, foi interditado recentemente pela Defesa Civil, em virtude de graves danos na sua estrutura;, ressalta.
Na tarde de hoje, o Subsecretário de Proteção e da Defesa Civil do DF, Sérgio José Bezerra, esteve no TJDFT para validar o laudo entregue pelo próprio tribunal constatando não haver nenhuma alteração estrutural do prédio que comprometa a segurança dos funcionários.
Segundo o TJ, na sexta-feira, com o apoio do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, foram realizadas vistorias. Os fiscais inspecionaram lajes, pilares, escadas, vidros, canos, juntas de dilatação, e não identificaram abalos nas estruturas. A respeito das rachaduras, a explicação dada é de que o Bloco A tem problemas de acabamento considerados normais e que não colocam o prédio em risco.


Relembre

Os servidores do TJDFT, no Setor Gráfico, perto do Eixo Monumental, se assustaram no início da tarde de sexta-feira depois de sentir uma espécie de abalo no prédio. Segundo funcionários, foi possível também ouvir um "estouro" e um barulho muito forte na Torre A. Não houve feridos.
Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), não houve registros de tremores próximo de Brasília na data. A servidora Nádia Neves, 36 anos, que estava presente durante o ocorrido, disse que tremores são recorrentes no prédio. Ela sentiu no 1; andar, onde fica sua sala. Ela relata que, no momento, sentiu medo, porque não foi a primeira vez que algo parecido acontece. "Há dois meses, interditaram o Palacinho, prédio ao lado da Torre A. Agora vamos esperar. Até onde sabemos, não houve comprometimento da estrutura", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação