Publicidade

Correio Braziliense

DF terá dia chuvoso e baixas temperaturas nesta quinta-feira

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que os termômetros variem de 16ºC a 24ºC


postado em 16/05/2019 07:31 / atualizado em 16/05/2019 12:17

Tempo fechado no DF(foto: Ed Alves/CB/D.A Press )
Tempo fechado no DF (foto: Ed Alves/CB/D.A Press )
 
Quem já estava preparado para os dias de seca intensa no Distrito Federal pode ir tirando o cavalinho da chuva. O cavalinho, as roupas no varal e o que não puder molhar, pois o tempo nesta quinta-feira (16/5) será fechado com chuvas em áreas isoladas pela capital. 

A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que calcula uma mínima de 16ºC e máxima de 24ºC. Os termômetros indicam um dia frio e o céu também não facilita: com muitas nuvens, o brasiliense dificilmente verá o sol que marcou o começo da semana. O meteorologista Hamilton Carvalho explica que o frio desta quinta-feira é um reflexo da transição do outono para a estação do inverno, que se inicia em junho. "Durante esse período, a tendência é que as chuvas diminuam e as temperaturas caiam. O frio deve começar mesmo em junho e julho, com minimas de 10°C a 12°C", ressalta. 

O dia ficará entre encoberto a nublado. Apesar das chuvas não caírem em todo o Distrito Federal, diversas regiões podem ser afetadas. Na noite da última quarta-feira (15/5), a Defesa Civil emitiu um alerta de chuvas intensas e rajadas de vento para a capital

Durante a tarde, os brasilienses relataram fortes pancadas em áreas isoladas por volta das 16h30. As chuvas caíram no Setor de Indústria e Abastecimentos (SIA), Guará e Taguatinga e, segundo o Inmet, já estavam previstas. A precipitações devem continuar no final de semana. A previsão para sábado (18/5) é de pancadas de chuvas isoladas. 

Mas o período de seca está próximo. Segundo o Inmet, ele deve vir nas próximas semanas e durar até a primeira quinzena de setembro. Durante este período, até podem cair chuvas isoladas em pequenos volumes, mas as baixas umidades predominam. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade