Jornal Correio Braziliense

Cidades

Arara-canindé Tereza é encontrada e volta à Chapada Imperial

Tereza estava com as penas cortadas. Ela tinha sido vista a última vez em 5 de maio da reserva ecológica, no estacionamento onde ficam as outras araras

Após 14 dias de buscas, a arara-canindé Tereza finalmente foi encontrada. Ela estava desaparecida desde 5 de maio da Chapada Imperial, em Brazlândia, onde vivia há aproximadamente dois anos. Segundo a sócia-proprietária da reserva, Marta Imperial, na manhã de domingo (19/5), ela e os funcionários foram ao encontro da ave que tinha sido deixada na chácara vizinha, mas Tereza estava com as penas cortadas

Assim que soube, o grupo se deslocou ao endereço para conferir. ;A gente começou a gritar o nome dela, mas não tivemos sinais. Quando quase desistimos, ela fez um barulho e veio pelas árvores. Ainda consegui pegar a câmera com esperança e filmar o retorno dela. Foi um momento de muita alegria e emoção para todos nós;, disse Marta.
[VIDEO1]
A sócia-proprietária contou que a ave voltou para a Chapada Imperial mais magra e com as penas das asas cortadas. Segundo os funcionários da reserva, Tereza estava bastante estressada, mas já voltou a se ambientar ao local de convívio. ;Ela passou o dia na fazenda com a gente, fizemos fotos com ela. Até ela voltar a se acostumar deve demorar um pouquinho. O corte das penas vai atrasar um pouco mais o vôo dela, mas com o tempo ela consegue;, afirmou Marta.

Tereza é conhecida e querida por quem frequenta a Chapada Imperial. Ela chegou lá por meio do projeto Bicho Livre, uma iniciativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de reintrodução de animais silvestres na natureza.
;Ela chegou aqui há cerca de dois anos para reaprender a voar. Em seis anos, cerca de seis 1 mil animais foram reintroduzidos na reserva ecológica. Só de araras-canindés são quase 3 mil. É muito se pensarmos que elas vieram do tráfico. Estamos muito felizes com a volta de Tereza. Apesar do crime cometido contra ela (de corte de penas), estamos alegres;, ressaltou Marta.

Procura
Na última semana, os donos da Chapada Imperial receberam diversas ligações com informações de onde Tereza poderia estar. Na quinta-feira (16/5), a mobilização aumentou com a publicação de um vídeo em que um animal aparentando ser da mesma espécie da ave pousa em ciclistas.
Nas postagens, internautas chegaram a levantar a hipótese de que as imagens haviam sido feitas no Lago Oeste, o que reforçou a possibilidade de se tratar de Tereza. No entanto, o mesmo vídeo foi postado há dois meses em outra rede social, indicando que o local da filmagem seria Mato Grosso.