Jornal Correio Braziliense

Cidades

Casos de dengue aumentam no DF e número de mortes sobe para 21

Até 11 de maio eram 16 óbitos registrados. Vírus mais agressivo da doença, conhecido como tipo 2, predomina no Distrito Federal

O número de mortos por dengue no Distrito Federal aumenta a cada semana. O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde mostra que 21 pessoas não resistiram a doença até 18 de maio. Antes, o número de óbitos chegava a 16, até a data de 11 de maio. Os casos notificados também cresceram. São 21.360 ocorrências de pacientes com vírus transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti, sendo 97,2% de moradores do Distrito Federal. Desse total, 18.649 são de casos prováveis de dengue.

Além disso, houve outros 31 casos graves em que as pessoas sobreviveram e 309 casos de dengue com sinais de alarme. No mesmo período de 2018, foram confirmados dois casos graves e um óbito por dengue.

As cidades do Itapoã, Paranoá e São Sebastião continuam sendo as que mais registram casos prováveis, com 4.138 notificações. Segundo o diretor da Vigilância Epidemiológica, Delmason Carvalho, as fortes chuvas fizeram as larvas do mosquito aumentarem. Ele também atribui o aumento dos registros de dengue com a predominância para o vírus do tipo 2, mais agressivo do que o do tipo 1.

;Por si só, a dengue do tipo 2 tem uma probabilidade maior de causar ocorrências mais graves e, com isso, óbitos. Quando começa a circular um vírus diferente, mais pessoas têm maior probabilidade de ser contaminadas. Em outros anos, esse era um vírus que não tinha predominância. Por isso, em 2018, houve poucos casos;, esclareceu Delmason.
Com informações da Secretaria de Saúde