Cidades

'O grande dia chegou, agora é só felicidade', comemoram pais de Lis e Mel

Lis e Mel receberam alta e voltam para casa nesta segunda-feira (3/6). Antes de sair do hospital, Camilla Vieira, mãe das gêmeas, agradeceu a torcida pelas meninas

Hellen Leite, Alan Rios
postado em 03/06/2019 13:41
Gêmeas siamesas Lis e Mel deixam o HCB 36 dias após a cirurgia de separaçãoApós 36 dias da cirurgia de separação das gêmeas siamesas Lis e Mel, os pais das meninas, Camilla Neves, 25 anos, e Rodrigo Aragão, 30, são só sorrisos. As pequenas receberam alta do Hospital da Criança de Brasília (HCB) nesta segunda-feira (3/6), momento muito aguardado pela família e pela equipe médica. "O grande dia chegou, agora é só felicidade", comemorou Camilla minutos antes de deixarem o hospital e seguirem para casa, em Ceilândia.

As meninas amanheceram bem, Camilla contou que pareciam sentir que a maratona no hospital tinha finalmente terminado. Ao chegar em casa, em Ceilândia, a família vai precisar se adaptar à nova realidade das crianças, agora, unidas apenas pelo amor de irmãs. Elas não devem mais dormir com a mãe na mesma cama e terão cada uma seu próprio berço.

[FOTO1394675]
[SAIBAMAIS]Segundo o neurocirurgião, o Dr Benício, a previsão para a recuperação dos ossos e a cicatrização dos cortes é de seis meses ;Depois disso, nos preocupamos com a reparação estética;, explicou.

Lis e Mel nasceram no dia 1; de junho de 2018 unidas pelo crânio e emocionaram o país. Os pais das meninas receberam carinho e a torcida de pessoas desconhecidas. "Eu sou muito grata, me mandam mensagens e eu fico feliz por ver que as meninas tocam as pessoas. Essa história renasceu vários sentimentos, de amor e, principalmente, de fé", comentou Camilla.

Mesmo enaltecidos constantemente pela equipe médica, os jovens pais das gêmeas se mostram modestos e dispensam os elogios. "Não acho que fizemos nada de extraordinário, só cuidamos delas com amor", finaliza Camilla.

[FOTO1393893]

Recuperação surpreendente


No sábado, as meninas comemoraram um ano de vida dentro do hospital, a festa teve direito a bolo, balão, brinquedos e decoração com o tema São João. Festejar o aniversário e receber alta dois dias depois, significa que as meninas se recuperaram bem do procedimento, melhora que surpreendeu inclusive a família.

"Estava me preparando para um desenvolvimento mais devagar, mas elas me surpreendem todos os dias. Elas estão arrasando", festejou Camilla. Mel e Lis fazem sessões de fisioterapia todos os dias, falam palavras simples e estão quase caminhando sem apoio. Já de alta, elas devem voltar com frequência ao Hospital da Criança para dar continuidade ao tratamento.

As gêmeas passaram 10 meses unidas pela cabeça, na altura da testa. A separação das gêmeas siamesas ocorreu no dia 27 de abril. A cirurgia, considerada raríssima na medicina, foi dividida em 36 etapas, começou às 6h30 de sábado e só terminou às 2h30 de domingo (28).

Não havia veias ou artérias ligando o cérebro das meninas, mas o processo, além de raro, exigia extremo cuidado. Mais de 50 profissionais participaram da cirurgia de separação. Esse foi o primeiro procedimento do tipo no Distrito Federal, o terceiro no Brasil.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação