Cidades

Homem morto por flanelinha o conhecia, afirma família da vítima

Segundo testemunhas, Leonardo de Paula foi morto após uma discussão com Bonifácio Pereira, que trabalhava vigiando carros. Flanelinha alega legítima defesa

Sarah Peres
postado em 31/07/2019 21:02
Mesmo após o crime, praça continua sendo frequentada por moradores da regiãoA família de Leonardo de Paula, 35 anos, morto a facada pelo flanelinha Bonifácio Pereira da Silva, 68, afirma que o jovem conhecia o suspeito. Os homens bebiam juntos na praça Nelson Corso, na Vila Planalto, quando começaram a discutir. Em meio à briga, Leonardo acertou uma pedra contra a cabeça de Bonifácio, que, em seguida, aplicou um golpe de faca. O caso ocorreu na terça-feira (30/7). A 5; Delegacia de Polícia (Área Central) investiga o crime, registrado como homicídio.

Segundo uma comerciante de 18 anos que presenciou a cena, a vítima e o suspeito estavam na praça desde o início da tarde, bebendo. "É comum ter pessoas consumindo álcool aqui na área, mas nunca ocorreu um crime desses. Leonardo e o flanelinha estavam juntos, mas do nada, começaram a brigar", conta, sob condição de anonimato.

"O Leonardo começou a correr, mas o idoso foi atrás. Nessa hora, o Leonardo acertou uma pedra na cabeça do flanelinha. Em seguida, o idoso deu um golpe no Leonardo e foi embora", detalha. A vítima chegou a ser socorrida ao Hospital de Base, mas faleceu no local.

O que diz o flanelinha

Policiais prenderam Bonifácio em casa, na Vila Planalto. Com ele, os militares apreenderam a arma do crime, uma faca de serra de mesa, uma blusa e o colete amarelo de flanelinha. O idoso não negou o crime, mas alegou aos investigadores que agiu em legítima defesa.

Bonifácio contou que conhecia Leonardo de vista, o tendo visto diversas vezes na praça onde ocorreu o crime. Ele disse que, na terça-feira (30), passava pelo local quando foi abordado pela vítima, que teria pedido dinheiro para comprar drogas. O flanelinha negou, tendo sido ameaçado de morte e agredido com uma tijolada na cabeça. Assustado, o idoso pegou uma faca de serra de mesa e golpeou Leonardo. Ele afirmou que carregava a faca porque a utiliza para descascar cobre, material que ele recebe de trabalhadores de obra da cidade.

O flanelinha está preso e aguarda pela audiência de custódia, onde o juiz decidirá se ele responderá pelo crime em liberdade ou no Complexo Penitenciário da Papuda. O velório de Leonardo ainda não está marcado, pois a família aguarda a liberação do corpo pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

Filho e pai

Leonardo deixa um filho de 7 anos e a mãe, de 59, com quem morava em uma casa na Vila Planalto. A família da vítima ainda não prestou depoimento à polícia, mas em conversa com a reportagem, garante que o homem conhecia o flanelinha, com quem tinha uma "rixa".

De acordo com a prima da vítima, Fernanda Torres, 27, Leonardo teria sido ameaçado de morte por Bonifácio. "Há alguns meses, eles tiveram uma briga. Não sabemos exatamente o motivo, mas o ponto central foi uma ex-namorada do meu primo. Ainda é muito difícil para todos nós entendermos o que fez com que o Leonardo fosse morto desse jeito", afirma a terapeuta ocupacional.

Fernanda afirma que Leonardo não apresentava comportamento agressivo. "Ele era uma pessoa boa, mesmo tendo feito escolhas erradas na vida. As pessoas pintam meu primo como se ele fosse ruim, mas não é. Ele errou e pagava pelos crimes dele. O Leonardo não era de ficar se envolvendo em confusão e briga, por isso, ainda não conseguimos entender o que aconteceu para ele ter jogado a pedra no flanelinha", pondera a moradora do Guará.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação