Cidades

Polícia prende acusado de matar mulher e jogar corpo à beira do Lago

Homem foi preso pela Polícia Militar por tentativa de estupro, e Polícia Civil confirmou ligação com caso Pedrolina

Mariana Machado, Alan Rios
postado em 04/09/2019 16:14

A assistente social Pedrolina Silva foi atacada em uma parada de ônibus da Asa Sul e assassinada às margens do Lago Paranoá

A Polícia Civil identificou o acusado de assassinar a assistente social Pedrolina Silva, 50 anos, no último domingo (1;/9). João Marcos Vassalo da Silva Pereira, 20 anos, foi detido na tarde desta terça-feira (3/9), mas, apenas no dia seguinte, confessou o crime. O corpo da assistente social foi encontrado às margens do Lago Paranoá, com lesões corporais e manchas de sangue na roupa.

Segundo informações da Polícia Civil, ele conhecia a vítima "só de vista", uma vez que eram vizinhos. A assistente social trabalhava em uma farmácia em Taguatinga. No dia em que foi morta, esperava uma amiga em uma parada de ônibus da Asa Sul. As duas iam passar o dia em um clube. Contudo, pouco depois de desembarcar, aconteceu o ataque.

O caso é investigado pela 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul). A delegada que cuida do caso, Bruna Eiras, disse que na tarde de terça-feira, João Marcos foi preso por tentativa de estupro na QI 29 do Lago Sul. Ele abordou uma mulher em uma parada de ônibus fingindo portar uma faca. No entanto, ela conseguiu agredir o homem e uma testemunha acionou a Polícia Militar.

Até então, as equipes não tinham conhecimento do caso de Pedrolina. "Investigamos e vimos semelhanças da imagem divulgada com o modus operandi de abordar em paradas e levar para o mato", explica a delegada. Uma denúncia anônima de que os dois eram vizinhos e a assistente social já havia sido ameaçada por ele ajudou os policiais a ligar os fatos. "Ele já estava preso e confessou hoje. Não podemos falar com 100% de certeza que ele é o autor, mas temos grandes indícios da autoria."

João Marcos admitiu ainda ter estuprado Pedrolina e que a morte foi causada por um corte de faca no pescoço. A Polícia Civil aguarda o laudo do Instituto de Medicina Legal (IML). O suspeito já havia sido preso duas vezes por tráfico de drogas e tentativa de roubo, em 2017 e 2018.

O ataque

Às 9h36, Pedrolina enviou uma mensagem de áudio à amiga, avisando que havia chegado na parada de ônibus da L4 Sul onde iriam se encontrar. Cerca de seis minutos depois, no entanto, ela foi abordada por João Marcos. Câmeras de segurança de uma universidade flagraram o momento em que ele se aproxima correndo da vítima e os dois entram em uma luta corporal. Em seguida, ela é arrastada para fora do alcance das imagens até uma área de mata fechada, onde foi morta.

Carinhosamente chamada por amigos e familiares de Lina, ela formou-se em Serviço Social em 2017. Para o trabalho de conclusão de curso, pesquisou a violência contra a mulher, com foco na lei Maria da Penha. Vizinhos guardam na memória a imagem de uma pessoa calma e dedicada. O velório e enterro de Pedrolina será nesta quinta-feira (5/9), no Cemitério Campo da Esperança de Taguatinga.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação