Cidades

DF marca a maior temperatura do ano nesta sexta: 34,9ºC

Umidade ficou em 10%. Defesa Civil emite alerta. Previsão para o fim de semana é de mais calor

Thays Martins
postado em 13/09/2019 18:16

Museu Nacional sob a luz do sol

Nesta sexta-feira (13/9), o Distrito Federal registrou a maior temperatura do ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros chegaram a marcar 34,9;C no Gama nesta tarde. Também nesta sexta, a capital federal completa 103 dias sem chuva.

A umidade do ar ficou em 10%. Apesar de baixa, não é um recorde. O DF registrou o dia mais seco da história em 4 de setembro deste ano, com 8%. A máxima histórica de temperatura foi registrada em 2017, quando os termômetros chegaram a 37,3;C.

Na quinta-feira (12/9), a Defesa Civil decretou estado de emergência novamente no DF, devido à baixa umidade. A medida tinha sido tomada na última semana, mas após três dias com umidade acima de 20%, na segunda-feira (9/9) houve um retorno para estado de alerta, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública.

A Defesa Civil recomenda beber pelo menos seis copos d;água por dia, pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, ter toalhas molhadas e bacias com água nos quartos, usar roupas leves e, se possível, de algodão, evitar exercícios físicos entre 10h e 17h e evitar a queima de lixo e entulho.

O Inmet também publicou um alerta Vermelho, devido à baixa umidade para o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Tocantins.

A previsão para o fim de semana é de mais calor e Sol. No sábado, a temperatura deve voltar aos 34;C. A mínima esperada é de 14;C e umidade do ar deve ficar em 20%. A previsão de chuvas é só para outubro.

Cerrado em chamas

As queimadas também estão em alta. Só em setembro já foram registrados mais de 7 mil focos de incêndio no Cerrado, de acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Na tarde desta sexta (13/9), um incêndio atingiu o Parque Ecológico de Águas Claras. .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação