Cidades

Protesto de moradores bloqueia via norte da Estrutural

Moradores da cidade reclamam da falta de água no setor Santa Luzia e diminuição do abastecimento nas zonas Norte e Oeste

Lis Cappi*
postado em 23/09/2019 08:40
Manifestantes colocaram fogo em pneus e bloquearam uma das vias da BR 070 no início da manhã desta segunda-feira (23/9)
Em protesto pela falta de água na cidade, moradores da Estrutural fecharam uma das vias da BR 070 no início da manhã desta segunda-feira (23/9). A manifestação ocupou a faixa norte, próximo ao viaduto que liga a via à EPVL (Estrada Parque Vale), em frente a cidade Estrutural. Na ocasião, o fluxo da pista estava liberado no sentido Taguatinga-Plano Piloto. Até as 8h, duas das faixas ainda estavam interditadas. A pista Sul está liberada.

Aproximadamente 30 moradores estiveram no protesto. Os manifestantes estavam com baldes vazios para simbolizar a falta de água no local. O grupo ateou fogo em pneus para interditar parte da via, e fez coro para chamar atenção do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha."Governador, cadê você? Eu quero água para beber", cantavam. Veja um vídeo divulgado pela página Cidade Estrutural sobre o momento:
[VIDEO1]

Segundo os moradores, toda a região Santa Luzia está sem água desde a última segunda-feira (16/9), e há problemas na transmissão do recurso em algumas áreas da Estrutural Norte e Oeste. A falta de água no local dá-se nos períodos de maiores temperaturas do ano no Distrito Federal.

Por meio de nota, a assessoria da Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental) afirmou que a área não é abastecida por rede de água da Companhia por ser um setor irregular, e que a falha na transmissão em outras regiões da cidade é decorrente do número de ligações clandestinas na região. "Como medida emergencial, a Caesb disponibilizou um caminhão-pipa para abastecer o bairro. O caminhão está fazendo o atendimento de segunda a sexta-feira. São priorizadas as creches e as escolas", diz a nota.
Confira uma galeria de fotos com imagens do protesto enviadas ao Correio:
[FOTO1454815]
*Estagiária sob supervisão de

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação