Jornal Correio Braziliense

Cidades

Escoteiros 'replantam' área atingida por fogo no Parque de Águas Claras

Ação promovida pelo Grupo Escoteiro Vera Cruz 56º-DF irá plantar 150 mudas de árvores nativas do Cerrado na área atingida pelo incêndio florestal

. Segundo o tenente Marcelo de Abreu, foram precisos 12 mil litros de água, bombas costais e abafadores para apagar o fogo.

No total, mais de 38 mil metros quadrados de vegetação foram devastados pela queimada. Em nota, o Ibram informou que existem suspeitas de que as chamas teriam começado após rituais religiosos realizados na noite anterior.

Já no incêndio registrado no dia 14, três viaturas e 15 militares atuaram no local. As chamas atingiram uma região de mata densa e evoluíram para um incêndio subterrâneo. Com a ajuda de brigadistas do Ibram, os militares atuaram por cerca de seis horas para controlar as chamas.

O Parque Ecológico de Águas Claras tem mais de 95 mil hectares e dispõe de uma estrutura de trilhas, lagoas e árvores frutíferas. Além disso, é possível encontrar animais como capivaras, gansos, tucanos e bem-te-vis.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), até agora em 2019, foram atendidas 8.693 ( ocorrências de incêndio em vegetação, com uma área queimada de 14.614 hectares. Só em setembro, o número o número de ocorrências foi 1.836 como total de 3.516 hectares de área queimada.
*Estagiário sob supervisão de Roberto Fonseca