Luiz Philippe Tassy*
postado em 27/09/2019 19:55
A área do Parque Ecológico de Águas Claras, atingida por incêndios florestais há duas semanas, receberá neste sábado (28/9) a plantação de 150 mudas de plantas nativas do Cerrado. A ação, promovida pelo Grupo Escoteiro Vera Cruz 56;-DF, conta com o apoio da Brasal Veículos, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e do Insituto Brasília Ambiental (Ibram).O evento, conhecido como mutirão comunitário (MutCom), que realiza ações voltadas para a sociedade, ocorre das 14h30 às 17h e é aberto para participação da comunidade. A ação deve contar com a mobilização de cerca de 50 pessoas.
Rodrigo Aires, um dos chefes do Grupo Vera Cruz, explica que essas ações de cunhos social e ambiental voltadas à comunidade fazem parte do calendário do Movimento Escotismo Nacional. ;Nós escolhemos plantar as mudas no Parque de Águas Claras, porque o grupo realiza as atividades lá. Vimos como uma maneira de retribuir para o parque e para a comunidade todo o bem que recebemos;, disse.
;É uma ótima oportunidade para ensinar ao grupo que devemos cuidar do meio ambiente, deixando um mundo melhor para as gerações futuras através da preservação da biodiversidade;, continuou Aires.
Também inseridos na ação ecológica, a Novacap vai doar 50 mudas e a Brasal Veículos 100 mudas de ipês para realização do plantio pelos escoteiros. A concessionária de veículos ainda se comprometeu a plantar uma muda de árvore para cada carro vendido em junho, mês da celebração do Dia do Meio Ambiente.
Serviço:
Evento: Escoteiros Plantam mudas no Parque de Águas Claras
Data e hora: 28/9, neste sábado, das 14h30 às 17h
Local: Parque Ecológico de Águas Claras
Incêndios Florestais
O Parque Ecológico de Águas Claras foi atingido por dois incêndios florestais neste mês. No dia 13, . Segundo o tenente Marcelo de Abreu, foram precisos 12 mil litros de água, bombas costais e abafadores para apagar o fogo.
No total, mais de 38 mil metros quadrados de vegetação foram devastados pela queimada. Em nota, o Ibram informou que existem suspeitas de que as chamas teriam começado após rituais religiosos realizados na noite anterior.
Já no incêndio registrado no dia 14, três viaturas e 15 militares atuaram no local. As chamas atingiram uma região de mata densa e evoluíram para um incêndio subterrâneo. Com a ajuda de brigadistas do Ibram, os militares atuaram por cerca de seis horas para controlar as chamas.
O Parque Ecológico de Águas Claras tem mais de 95 mil hectares e dispõe de uma estrutura de trilhas, lagoas e árvores frutíferas. Além disso, é possível encontrar animais como capivaras, gansos, tucanos e bem-te-vis.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), até agora em 2019, foram atendidas 8.693 ( ocorrências de incêndio em vegetação, com uma área queimada de 14.614 hectares. Só em setembro, o número o número de ocorrências foi 1.836 como total de 3.516 hectares de área queimada.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), até agora em 2019, foram atendidas 8.693 ( ocorrências de incêndio em vegetação, com uma área queimada de 14.614 hectares. Só em setembro, o número o número de ocorrências foi 1.836 como total de 3.516 hectares de área queimada.
*Estagiário sob supervisão de Roberto Fonseca