Cidades

Escoteiros 'replantam' área atingida por fogo no Parque de Águas Claras

Ação promovida pelo Grupo Escoteiro Vera Cruz 56º-DF irá plantar 150 mudas de árvores nativas do Cerrado na área atingida pelo incêndio florestal

Luiz Philippe Tassy*
postado em 27/09/2019 19:55
Ação promovida pelo Grupo Escoteiro Vera Cruz 56º-DF irá plantar 150 mudas de árvores nativas do Cerrado na área atingida pelo incêndio florestalA área do Parque Ecológico de Águas Claras, atingida por incêndios florestais há duas semanas, receberá neste sábado (28/9) a plantação de 150 mudas de plantas nativas do Cerrado. A ação, promovida pelo Grupo Escoteiro Vera Cruz 56;-DF, conta com o apoio da Brasal Veículos, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e do Insituto Brasília Ambiental (Ibram).

O evento, conhecido como mutirão comunitário (MutCom), que realiza ações voltadas para a sociedade, ocorre das 14h30 às 17h e é aberto para participação da comunidade. A ação deve contar com a mobilização de cerca de 50 pessoas.

Rodrigo Aires, um dos chefes do Grupo Vera Cruz, explica que essas ações de cunhos social e ambiental voltadas à comunidade fazem parte do calendário do Movimento Escotismo Nacional. ;Nós escolhemos plantar as mudas no Parque de Águas Claras, porque o grupo realiza as atividades lá. Vimos como uma maneira de retribuir para o parque e para a comunidade todo o bem que recebemos;, disse.

;É uma ótima oportunidade para ensinar ao grupo que devemos cuidar do meio ambiente, deixando um mundo melhor para as gerações futuras através da preservação da biodiversidade;, continuou Aires.

Também inseridos na ação ecológica, a Novacap vai doar 50 mudas e a Brasal Veículos 100 mudas de ipês para realização do plantio pelos escoteiros. A concessionária de veículos ainda se comprometeu a plantar uma muda de árvore para cada carro vendido em junho, mês da celebração do Dia do Meio Ambiente.

Serviço:

Evento: Escoteiros Plantam mudas no Parque de Águas Claras
Data e hora: 28/9, neste sábado, das 14h30 às 17h
Local: Parque Ecológico de Águas Claras

Incêndios Florestais

O Parque Ecológico de Águas Claras foi atingido por dois incêndios florestais neste mês. No dia 13, . Segundo o tenente Marcelo de Abreu, foram precisos 12 mil litros de água, bombas costais e abafadores para apagar o fogo.

No total, mais de 38 mil metros quadrados de vegetação foram devastados pela queimada. Em nota, o Ibram informou que existem suspeitas de que as chamas teriam começado após rituais religiosos realizados na noite anterior.

Já no incêndio registrado no dia 14, três viaturas e 15 militares atuaram no local. As chamas atingiram uma região de mata densa e evoluíram para um incêndio subterrâneo. Com a ajuda de brigadistas do Ibram, os militares atuaram por cerca de seis horas para controlar as chamas.

O Parque Ecológico de Águas Claras tem mais de 95 mil hectares e dispõe de uma estrutura de trilhas, lagoas e árvores frutíferas. Além disso, é possível encontrar animais como capivaras, gansos, tucanos e bem-te-vis.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), até agora em 2019, foram atendidas 8.693 ( ocorrências de incêndio em vegetação, com uma área queimada de 14.614 hectares. Só em setembro, o número o número de ocorrências foi 1.836 como total de 3.516 hectares de área queimada.
*Estagiário sob supervisão de Roberto Fonseca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação