Cidades

Juíza alega lei de abuso de autoridade ao soltar homem preso no Lago Norte

Magistrada citou a Lei 13.869/2019 para apresentar decisão

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 01/10/2019 01:12

martelo sob setasA juíza Nadia Vieira de Mello Ladosky liberou um homem preso em flagrante por tráfico de drogas no Lago Norte com base na lei de abuso de autoridade. Mesmo a lei ; que prevê punições a autoridades sob atitudes consideradas abusivas ; começando a valer só em 2020, a magistrada negou o pedido de prisão preventiva do homem (pedido pelo Ministério Público do Distrito Federal), citando a proposta legislativa.

;Com o advento da Lei 13.869/2019, tornou-se crime manter alguém preso quando manifestamente cabível sua soltura. Ocorre que a expressão ;manifestamente; é tipo aberto, considerando a plêiade de decisões nos mais diversos tribunais brasileiros e até mesmo as várias mudanças de entendimento do STF.;, apontou.

Segundo informações do portal G1, a juíza ainda apontou a necessidade do Supremo Tribunal Federal (STF) em limitar a lei, e que caso contrário, ;a regra será a soltura;.

Lei polêmica

A lei de abuso de autoridade propõe punições para autoridades que pratiquem condutas abusivas. Levantamento feito pelo Correio aponta que o Congresso ainda não é unânime em relação ao projeto de lei.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação