Mais um dia quente e seco é o que os brasilienses devem esperar desta quarta-feira (16/10). Os termômetros, que marcaram a mínima de 22;C na madrugada, podem chegar aos 34;C pela tarde. Além da temperatura elevada, a umidade do ar segue baixa e o Distrito Federal mantém o estado de emergência devido à seca.
A quantidade de água no ar deve variar entre 60% a 15% ao longo do dia e a umidade segue baixa pelo menos até o fim de semana. "Deve haver retorno da chuva nos últimos 10 dias do mês. Até lá, vai continuar do mesmo jeito. Céu claro a parcialmente nublado, pelo menos até o dia 20", explica o meteorologista Manoel Rangel, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Rangel afirma que pode haver volta da névoa seca ; aspecto de céu acinzentado devido à condensação da água no ar ;, mas que as características do clima seco não afetam o abastecimento de água no DF. "Os mananciais estão acima de 70%, sem problema algum", pontua.
Estado de emergência
A Defesa Civil declarou estado de emergência devido à seca nesta terça-feira (15/10). Isso ocorre quando a umidade do ar fica abaixo de 12% por dois dias consecutivos. De acordo com os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa ideal é de 60%.
As principais recomendações para este período são evitar a prática de atividades ao ar livre das 10h às 17h, aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água, manter a casa ventilada e não deixar de lado o protetor solar. Crianças e idosos precisam de atenção especial, pois são os mais afetados.
*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader