Jornal Correio Braziliense

Cidades

Frentista que ajudou mulher sequestrada: ''Bom saber que salvei uma vida''

Ajuda em posto de gasolina foi decisiva para que mulher sequestrada no Lago Sul fosse socorrida pela polícia

[FOTO1]A participação de um frentista de um posto de gasolina da QL 22 do Lago Sul foi decisiva para o socorro de uma morada feita refém nesta segunda-feira (28/10). A vítima, de 68 anos, teve a casa assaltada e foi sequestrada por um assaltante. Ela conduzia o carro enquanto era ameaçada com uma faca pelo homem de 33 anos, que estava no banco de trás.

A moradora abastecia o carro quando conseguiu pedir socorro ao funcionário do posto de gasolina. "Ela pedia socorro só com os lábios;, contou o frentista que não quis se identificar. ;Eu fiz a leitura labial e, a partir desse momento, fui agindo normalmente. Eu só pensei em uma forma de enrolar para pedir ajuda", afirmou.

Segundo ele, a interação foi rápida para que o assaltante não desconfiasse de nada. "Ela (a moradora) avisou que pagaria no cartão e eu peguei as maquininhas e disse que estavam fora do ar, estragadas, e que eu iria resolver", disse.

A estratégia funcionou. Enquanto atendia outros carros, ele conseguiu avisar outra frentista sobre a situação. Ela avistou um carro da Polícia Militar (PMDF) e fez sinal para os policiais.

Uma viatura que estava em patrulhamento e havia sido comunicacada do roubo à residência pelo rádio realizou o socorro e a prisão em flagrante do assaltante. A ação dos militares foi rápida a ativa, de acordo com o funcionário."É bom saber que de alguma forma eu salvei uma vida", declarou o frentista.

O assaltante havia feito a vítima de refém após assaltar a casa da moradora e render duas funcionárias da residência. Após recolher quantias em dinheiro e objetos pessoais da vítima, como joias, relógios, óculos e perfume, o assaltante pediu que a mulher dirigisse o carro da família com o objetivo de passar em bancos para sacar dinheiro. No caminho, pararam para abastecer.

Antecedentes

O autor do roubo, a vítima e as duas funcionárias da casa foram encaminhados para para a 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul), onde a ocorrência foi registrada. As três vítimas foram ouvidas pela polícia. Já o suspeito se manteve em silêncio durante o depoimento.

O acusado possui uma extensa ficha criminal, segundo o delegado plantonista Essen Carvalho de Souza da 1; DP, que atendeu a ocorrência. "Ele responderá por roubo majorado, pela restrição de liberdade da vítima, e vai ser encaminhado para a audiência de custódia", informou. Ele destacou que o Núcleo de Audiência de Custódia deverá decidir se o suspeito responderá o processo em liberdade ou não.