Cidades

''Resgatei o que é meu'', diz mãe biológica de criança desaparecida

A mãe biológica da menina de 8 anos, entregou a garota para família adotiva no Gama

Walder Galvão
postado em 31/10/2019 12:24
[FOTO1];Mãe não sequestra filho;, diz Rafaela Victor Santana Gomes, 31 anos, mãe biológica da menina de 8 anos, dada como desaparecida, em entrevista exclusiva ao Correio. De acordo com ela, a família adotiva da garota teria raptado a jovem e a impedido de ter contato com ela. O caso é tratado pela polícia civil como subtração de incapaz.

A garota foi dada como desaparecida na terça-feira (29/10), quando ia para a escola com a irmã adotiva. De acordo com a denúncia, quatro pessoas em um veículo pararam ao lado da garota e a arrastaram para dentro do carro. Um dos integrantes do veículo seria Rafaela. Nesta quinta-feira (31), a menina foi entregue à família adotiva.

Segundo investigação da 14; Delegacia de Polícia (Gama), a menina seria criada por uma família adotiva. Entretanto, a versão é contestada pela mãe biológica. "Estava desempregada e eles me ajudavam a criá-la. Porém, eles sumiram do nada", diz Rafaela, que fez um acordo com polícia e entregou a criança nesta quinta-feira (31/10)
(veja fotos abaixo).
[FOTO1485833]
A mulher afirmou que procurou a filha durante cinco anos. "Registrei um boletim de ocorrência em 2015, procurei o Conselho Tutelar, fui a escolas e fiz buscas nas redes sociais, mas nunca a encontrei", afirma.

Questionada sobre a forma como pegou a criança, Rafaela diz que não houve nem subtração de menor nem sequestro. "A atitude foi de mãe. Apenas resgatei o que é meu", defende-se.

Família adotiva rebate


O advogado da família adotiva da menina, Rafael Montenegro, contesta a versão de Rafaela. De acordo com ele, existe a guarda provisória da menina e que a mãe biológica assinou uma declaração permitindo a troca de tutela. ;Foi uma adoção à brasileira, desde a gravidez, ressaltou.

O defensor explicou que, agora, o Conselho Tutelar analisa o caso e que ela deve voltar para o lar da família adotiva ainda nesta quinta. ;Apresentamos toda documentação necessária para registrar a ocorrência. Nenhuma delegacia aceitaria a denúncia sem a tutela;, frisou.

Rafaela afirmou que registrou ocorrência sobre o desaparecimento da filha em 2015. Entretanto, o advogado disse não ter conhecimento sobre o documento. ;Nenhum juiz concederia a tutela provisório caso houvesse uma denúncia;, apontou.

O delegado à frente do caso, Bruno Dias, explicou que o papel da Polícia Civil no caso está praticamente encerrado. ;Vamos colher alguns depoimentos e tudo será encaminhado ao Judiciário;, informou. Sobre a tutela da criança, o investigador disse que o Conselho Tutelar analisa o caso e que já está sendo acompanhada pelo órgão.

Bruno disse que Rafaela assinou Termo de Compromisso e que responderá em liberdade por subtração de incapaz. ;Não nos cabe analisar o mérito da guarda;, afirmou. Sobre a ocorrência policial que a mãe biológica registrou sobre o desaparecimento da criança em 2015, ele comentou não ter informações sobre o caso.


Entrega

Nesta quinta-feira (31/10), Rafaela chegou à 14;DP por volta das 12h40 acompanhada da menina. A família adotiva da criança foi ao local para recebe-la.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação