Cidades

Coletivos lançam campanha por reforma nas passagens subterrâneas do Eixão

O propósito dos grupos é pedir a reforma das passagens, para que sejam mais limpas e acessíveis para quem passa diariamente pelo Eixão

Caroline Cintra
postado em 07/11/2019 17:37
[FOTO1]Diariamente, mais de 80 mil pessoas atravessam o Eixão e enfrentam o dilema de atravessar pelas passagens subterrâneas ou arriscar por cima, no meio dos carros. Com o objetivo de mobilizar a população e pressionar o governo local, os coletivos Brasília para Pessoas e Íthaka se uniram e criaram a campanha Pedestres pedem passagem, que será lançada nesta sexta-feira (8/11), com o propósito de reformar as passagens subterrâneas.

Com o apoio de grupos com atuação local e nacional, como Bike Anjo DF, Instituto MDT, Mobilize e Rodas da paz, o projeto quer promover ações virtuais e em campo, como caminhadas, panfletagens e conversas com usuários das passagens.

Um dos idealizadores da campanha, o servidor público e blogueiro Uirá Lourenço, 41 anos, explicou que a demanda surgiu após os grupos observarem que as passagens subterrâneas do Eixão estão abandonadas. ;;Pedalo pela cidade, passo pelo Eixão e percebo a dificuldade das pessoas. A gente escolheu o tema e o local e achamos que seria interessante pelo volume de pessoas que passam por lá todos os dias;;, disse.

Um dos incentivos da ideia surgiu após o Governo do Distrito Federal anunciar que vai reformar as tesourinhas das asas Sul e Norte este mês. ;;Será um momento importante para os motoristas, mas pensamos também nos pedestres e ciclistas com essa campanha;;, afirma Uirá.
A plataforma virtual da campanha vai ao ar nesta sexta-feira (8/11). Ao acessar www.pedestrepedepassagem.bonde.org, o usuário vai preencher com o nome, sobrenome e e-mail e enviará uma mensagem para o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). "O texto já está pronto. A pessoa só precisa colocar os dados. É uma forma fácil e prática de chegarmos até ele e mostrarmos que é uma demanda urgente. Queremos bombar com essa campanha", disse o servidor público.

No próximo domingo (10/11) o grupo estará no Eixão do Lazer, na altura da 114 Norte, para divulgar a campanha e convidar as pessoas que passarem pelo local a conhecerem as passagens e a participarem do movimento. ;;Vamos fazer esse corpo a corpo e darmos uma volta com as pessoas pra elas verem a realidade das passagens. Nosso objetivo é que elas sejam limpas e acessíveis para todos;;, completou.

Serviço:

Lançamento da plataforma virtual de pressão (Bonde)
Quando: 8/11, sexta-feira

Lançamento da campanha no Eixão do Lazer
Quando: 10/11, domingo
Horário: a partir das 9h30
Onde: 114 Norte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação