Cidades

VÍDEOS: No DF, chuva e vento fortes derrubam árvores e assustam moradores

Uma árvore caiu em cima de um carro na W3 Sul, altura da 511. Inmet alerta que sábado (23/11) será de chuva intensa

Darcianne Diogo
postado em 23/11/2019 11:56

[FOTO1]Chuva e vento fortes, relâmpagos e trovões marcaram a manhã deste sábado (23/11), no Distrito Federal. Na W3 Sul, altura da 511, uma árvore de grande porte caiu sobre um carro. Ninguém ficou ferido, mas o trânsito ficou impactado pois, duas faixas ficaram interditadas. O Corpo de Bombeiros também atuou em queda de árvore na 111 Sul, no Sudoeste, no Lago Sul e em Planaltina.

De acordo com a Polícia Militar, que faz o controle de tráfego na região, funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) estão no local cortando os troncos e galhos para retirar a árvore e liberar a via.

No momento em que a árvore caiu na 511 Sul, a proprietária do veículo, Virgínia Brígida, 45 anos, estava dentro do carro. Ela não se feriu. ;Estava chovendo bastante e eu vim comprar algumas coisas para a loja onde eu trabalho, no Píer 21. Ao dar a ré para sair, a árvore caiu;, disse.

A gerente administrativa teve de sair pela outra porta do passageiro. A árvore atingiu o vidro da porta do motorista e quebrou a lanterna dianteira e traseira. ;Na hora, senti apenas a pressão. Agora, é arcar com os prejuízos. Infelizmente, meu carro não tem seguro, mas os policiais me orientaram a registrar boletim de ocorrência para saber se há a possibilidade de indenização;, afirmou.

Até às 14h, o trânsito na via continuava lento. Técnicos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) cortaram os galhos e estavam em processo para retirar a árvore com o caminhão guincho. ;Provavelmente, o motivo da queda foi a idade dessa árvore. Ela deve ter, em média, mais de 40 anos. Além disso, tem pouca raiz. A orientação que damos é de que as pessoas não estacione embaixo de árvores, principalmente em período de chuva;, informou o operador da Novacap Teodoro Augusto.

Árvore caiu sobre carro na W3 Sul, altura da 511

[FOTO3]No Sudoeste, uma árvore caiu sobre dois veículos na QRSW3. Ninguém se machucou. Um dos veículos atingidos foi o do servidor público Francisco Lucchesi, 33 anos. Ele estava em casa e ouviu o porteiro do edifício da frente comentando sobre o ocorrido. "Quando desci, vi que era o meu carro. Eu não tinha noção do que tinha acontecido (danos). A sorte foi que o tronco mesmo, não bateu no carro. Amassou pouco", relatou.

No Sudoeste, uma árvore caiu sobre dois veículos. Ninguém se feriuUma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local retirou os galhos. Ao avaliar a parte da planta que ficou de pé, eles chegaram a conclusão de que era preciso cortá-la também, pois, o pé, estava bem comprometido e com cupins. O servidor público federal Leonardo Freire, 44, relatou que, há 20 dias, ligou na Novacap e pediu que eles fizessem a vistoria. "A resposta foi que, em até 60 dias, eles viriram olhar. Não detalharam se para avaliar ou cortar. Mas eu avisei que havia risco de queda e de morte", disse.

De acordo como Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre 10h e 11h da manhã choveu 13.2mm, índice considerado alto para um intervaldo de apenas 1h. Além do Plano Piloto, houve registro de chuva em Taguatinga Norte, no Recanto das Emas, no Riacho Fundo e no Park Way.

Segundo o meteorologista Olívio Bahia, apesar do sol entre nuvens por volta das 12h, no Plano Piloto, a chuva deve voltar a cair na área central de Brasília por volta das 15h. A temperatura mínima registrada foi de 17;C, no início da manhã. A máxima pode chegar a 29;C no período da tarde. A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 95%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação