Cidades

Cratera na Asa Sul: Defesa Civil aponta falha em obra de centro comercial

Para o coronel da subsecretaria, a barreira de contenção da construção não tinha altura suficiente para barrar o grande volume de chuva

Cibele Moreira
postado em 11/12/2019 14:49
[FOTO1]A Defesa Civil afirmou na manhã desta quarta-feira (11/12) que houve erro entre o que foi planejado e executado na obra de um centro comercial na 709/909 Sul, onde houve um deslizamento que engoliu quatro carros na tarde de terça-feira (10/12). A equipe da subsecretaria esteve no local para avaliar riscos e orientar quem passa pela região diariamente.

[FOTO1508232]

Para o coronel da Defesa Civil Sérgio Bezerra, a barreira de contenção não tinha altura suficiente para barrar o grande volume de chuva. "Qualquer tipo de construção tem que considerar todas as variáveis. Trânsito que passa perto do local, o peso dos veículos, o fluxo da água da chuva. Tudo isso tem que ser levado em conta para a criação da parede de contenção a fim de evitar um deslizamento como esse;;, afirmou o coronel.

Segundo Bezerra, o grande volume de chuva que caiu ao longo de terça-feira (10/12) e nas últimas semanas contribuiu muito. ;;A água tem o poder de escavação e acabou comprometendo a estrutura de sustentação;;, completou o representante da subsecretaria.

Para que a situação seja controlada, o coronel da Defesa Civil orienta que a empresa responsável pela obra coloque contenções para recompor a cortina de concreto. ;;O concreto não é como uma cola, que seca em uma hora, pode durar cerca de 21 dias até que esteja seco. É necessário um tempo de organização da estrutura, colocação de concreto e ferragens. Depois, espera o tempo de cura (secagem), que dura três semanas;;, explica Bezerra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação