Cidades

Vai ter metrô hoje no DF? Sim, mas com restrições no funcionamento

A velocidade dos trens entre as estações 108 Sul e Asa Sul caiu de 80km/h para 20km/h. Problema só deve ser corrigido na madrugada de terça-feira (17/12)

Adriana Bernardes
postado em 16/12/2019 15:59
[FOTO1]O brasiliense que depende do metrô vai enfrentar lentidão e atrasos na circulação dos trens. Os técnicos da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) não conseguiram corrigir a falha em um equipamento do Sistema de Sinalização. Com isso, a velocidade dos trens entre as estações 108 Sul e Asa Sul caiu de 80km/h para 20km/h.
Por volta das 16h30, havia 15 trens em circulação. Até as 17h30, serão 22, por conta do período de férias escolares. O normal são 24. Para tentar amenizar os transtornos para os usuários, o Metrô informou, em nota, que solicitou à Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) "o reforço nas linhas de ônibus que cobrem as regiões de Ceilândia e Samambaia durante o horário de pico do Metrô-DF".
A expectativa da empresa é que a falha seja corrigida na madrugada desta terça-feira (17/12). No começo da manhã de hoje (16/12), o Metrô chegou a postar no Twitter, que a falha havia sido sanada. Porém, os reparos no Posto de Controle de Tráfego (PCT) da Estação 110 Sul, equipamento que apresentou o problema, não foram suficientes para o sistema funcionar 100%.
A companhia divulgou nota em que "lamenta pelos transtornos causados pela redução da velocidade dos trens nesse trecho da linha, mas reforçamos que a segurança de nossos usuários vem em primeiro lugar. Agradecemos a todos pela compreensão".

Filas

Nas primeiras horas do dia, algumas estações ficaram lotadas. Os usuários usaram as redes sociais para falar da insatisfação. O atraso na circulação dos trens fez com que longas filas se formassem em diferentes estações.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Transporte e Mobilidade informou que, por conta das falhas de circulação do Metrô, a frota será reforçada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação