Cidades

Tempo instável deve marcar o fim de semana: Sol e chuva

Tendência é de diminuição das precipitações. Sol deve voltar no fim de semana do DF

Correio Braziliense
postado em 10/01/2020 08:53
Tendência é que de dias mais ensolarados no fim de semanaA chuvas pode dar trégua nos próximos dias na capital federal. A quantidade de precipitações nos primeiros 10 dias do ano ultrapassa a média histórica para o mês de janeiro e tende a ser menor a partir desta sexta-feira (10/1). De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia deve ser de céu parcialmente nublado a nublaldo, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na parte da tarde. No fim de semana, a expectativa é de pouca chuva.

"A gente vai ter mais sol, e a chance de chuva diminui um pouco. Sempre tem a chance de alguma pancada ou outra em pontos isolados. Não cai para zero a chance de chuva, mas aparece mais sol em relação ao que tivemos durante a semana", explica a meteorologista Naiane Araújo. "Na quinta-feira, a chuva foi generalizada, mas agora a tendência é chover em um ponto, mas não em outro", complementa a especialista.

Os termômetros, que marcaram 15ºC no início da manhã no DF, podem chegar aos 30ºC no período da tarde. A umidade, por sua vez, deve ficar entre 95% e 40%, ao longo do dia. No fim de semana, a temperatura sobe, podendo alcançar os 32ºC. 
 
Chance de chuvas fortes 

Em caso de chuvas intensas, o instituto estabelece algumas recomendações para que a população esteja pronta em caso de tempestade, como evitar áreas que costumam alagar, ter cuidados com áreas abertas e pontos que tenham árvores, pela possibilidade de raios, queda de galhos e da vegetação.

"Nosso aviso expira no começo da tarde. No momento, ainda segue, por haver possibilidade de alguma chuva forte em áreas do DF. Ao longo da manhã vamos ver se ele vai ser mantido e se for o caso, retirá-lo", pontua Araújo.
 
*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags