Correio Braziliense
postado em 01/02/2020 11:36
Centenas de pessoas participam de uma manifestação contra o feminicídio, na manhã desta sábado (1/2), em Samambaia Norte. O encontro é promovido pela Administração Regional da cidade e a Secretaria da Mulher após um pedido da comunidade da região. O intuito do encontro é combater a violência contra mulher na cidade, onde, em apenas um dia de 2020, três mulheres foram mortas.Entre os participantes estavam familiares de Rute Paulina da Silva, 42 anos. Ela foi morta a facadas, em 14 de janeiro, pelo próprio companheiro. "Para nós, essa ação é uma vitória. Acreditamos que já é um passo para uma mudança. Estamos aqui porque acreditamos que os crimes contra a mulher vão acabar. Achamos importante estar aqui", disse o irmão da vítima Davi Sillas da Silva, 35.
Os manifestantes se concentraram frente ao Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia às 8h. A caminhada ocorreu na avenida entre as quadras 200 e 400. Com o apoio do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e da Polícia Militar, as faixas da via ficaram bloqueadas para a passeata, até a Quadra 406, onde foi montada uma tenda para a realização de palestras e debates após a caminhadas.

"Esse foi um pedido da população após as tragédias que aconteceram aqui. E esse é apenas o primeiro evento que estamos realizando com esse intuito de acabar com o feminicídio. Esses casos chocaram o Distrito Federal e acreditamos que esse já é um passo para a mudança", disse o administrador de Samambaia, Gustavo Aires.
Estiveram presentes também a secretária da mulher, Éricka Filippelli; a delegada da 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá), Jane Klebia; representantes de entidades de defesa das mulheres e líderes comunitários de Samambaia e outras regiões.
Onde pedir ajuda
» Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
» Presidência da República / Telefone: 180 (disque-denúncia);
» Centro de Atendimento à Mulher (Ceam) / De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h / Locais: 102 Sul (Estação do Metrô), Ceilândia e Planaltina;
» Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) / Entrequadra 204/205 Sul, Asa Sul / (61) 3207-6172;
» Disque 100 — Ministério dos Direitos Humanos / Telefone: 100;
» Programa de Prevenção à Violência Doméstica (Provid) da Polícia Militar / (61) 3910-1349 ou (61) 3910-1350
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.