Cidades

Professor envenenado ia denunciar suposto esquema de corrupção; ouça

Em áudio, Charles de Albuquerque Silva, 50 anos, disse que iria à escola checar documentos no dia em que passou mal

Walder Galvão
postado em 07/02/2020 10:33 / atualizado em 05/10/2020 15:01

Troca de mensagens mostra que professor iria denunciar esquema de rachadinha no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 410 da Asa NorteTroca de mensagens entre Odailton Charles de Albuquerque Silva, 50 anos, e um amigo mostra que o professor pretendia denunciar um esquema de rachadinha no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 410 da Asa Norte, onde trabalhava.

Charles enviou um áudio informando que iria à unidade de ensino na quinta-feira (30/1) checar uma documentação. Nesse dia, ele passou mal e foi encaminhado ao hospital, após tomar um suco de uva oferecido por uma colega do colégio. 

Ouça o áudio
 abaixo (caso o arquivo não abra, acesse por esse link): 



"Vou fazer uma denúncia"

"Vou quinta-feira na escola fazer os acertos com o pessoal para sair o extrato bancário e passar o que tenho que passar. Estou recolhendo uns documentos particulares e vou fazer uma denúncia formal contra a (Coordenação) Regional de Ensino”, disse Charles, que deixou de ser diretor do CEF 410 este ano.

 

De acordo com o professor, ele havia deixado dinheiro na escola, mas a quantia nunca havia sido repassada de volta. “Seguraram o dinheiro e agora estão utilizando da forma que querem e contratando a empresa que eles querem”, apontou.

 

Para Charles, estava acontecendo um esquema de rachadinha na unidade de ensino. “Vou fazer essa denúncia e recolher tudo de prova que eu tenho, gravação e arrebentar a boca do balão. Se tiver processo, vai ser com minha advogada, porque vou botar no pau esse povo. Comigo, vai ser tudo na Justiça. O negócio está feio”, finalizou.

 

O novo áudio aponta para a possibilidade de haver mais de um envolvido na morte de Odailton. A Secretaria de Educação disse que aguarda as investigações policiais e a finalização do inquérito para se pronunciar.

Morte por envenenamento

Análise de peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC) confirmou que a morte de Charles ocorreu por envenenamento. Essa, agora, se consolida como a principal linha de investigação da 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte).

 

Um exame preliminar do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) indicou a presença de um tipo de organofosforado, substância presente em inseticidas, agrotóxicos e em veneno de rato, conhecido como chumbinho

 

Charles morreu nessa terça-feira (4/2) e foi sepultado na quinta-feira (6/2). Ele passou mal na quinta-feira (30/2) da semana passada, após beber um suco de uva oferecido por uma colega de trabalho. Troca de mensagens entre o professor e amigos mostram que ele disse que suspeitava que teria sido envenenado por uma funcionária da escola.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.