Publicidade

Correio Braziliense

Alerta de alagamento: comportas da Barragem do Paranoá serão abertas

Chuva forte da madrugada fez o Lago atingir a cota máxima e a Defesa Civil emitiu um alerta de alagamento, com a abertura das comportas da barragem


postado em 25/02/2020 09:39 / atualizado em 25/02/2020 11:22

Comportas da Barragem do Paranoá serão abertas e Defesa Civil alerta a população ribeirinha para ficar longe da margem do rio(foto: Helio Montferre/Esp. CB/D.A Press)
Comportas da Barragem do Paranoá serão abertas e Defesa Civil alerta a população ribeirinha para ficar longe da margem do rio (foto: Helio Montferre/Esp. CB/D.A Press)
A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) emitiu, na manhã desta terça-feira (25/2), um alerta de alagamento em decorrência da abertura das comportas da Barragem do Paranoá. O procedimento foi realizado no último dia 12 de fevereiro (assista ao vídeo) em função do alto volume de água do lago. 

A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que, devido às chuvas fortes que ocorreram durante a madrugada de terça-feira (25/2), o volume de água do reservatório subiu rapidamente. Por volta das 6h30, atingiu a cota de 1000,60 metros.



Seguindo o regulamento do órgão, quando isso acontece é preciso dar início ao procedimento padrão para a abertura de comportas da barragem. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal foram acionados e atuam no local.  

Serão abertos somente 10 cm das comportas, minimizando o impacto à população ribeirinha. Importante ressaltar que o procedimento de abertura de comportas pode ocorrer novamente, caso o volume de chuvas nos afluentes que abastecem o Lago Paranoá continue intenso.

O volume de água pode subir rapidamente, a Defesa Civil recomenda que a população evite as margens do Lago Paranoá. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade