Cidades

Secretaria de Saúde proíbe visita a paciente diagnosticado com coronavírus

Assista, ao vivo, balanço do coronavírus feito por profissionais da Saúde. A medida foi divulgada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (11/3)

A Secretaria de Saúde proibiu visitas aos pacientes diagnosticados com Covid-19 nas unidades de internação e de terapia intensiva (UTI) do Distrito Federal. A medida foi divulgada no Diário Oficial (DODF) desta quarta-feira (11/3) e passa a valer a partir desta quarta-feira até que haja liberação do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para Doença pelo Coronavírus 2019 (COE-COVID-19).

O texto assinado pelo secretário de saúde, Osnei Okumoto, saiu um dia após a confirmação do segundo caso de coronavírus no DF. Trata-se de um homem, de 45 anos. Ele é marido da mulher internada na UTI do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) com a doença. Até a noite de terça-feira (10/3), ela estava em estado grave. O casal mora no Lago Sul, viajou para a Inglaterra e para a Suíça e voltou em 26 de fevereiro para Brasília.

Na medida, estão especificadas diversas considerações a respeito da pandemia, iniciada no final de dezembro de 2019, na China, entre elas, o estado de emergência anunciado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), em 28 de fevereiro, também divulgada no DODF. O secretário destaca ainda que a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no DF. 
 
Na última terça-feira (10/3), foi confirmado o segundo caso de coronavírus na capital federal. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que o paciente está em isolamento domiciliar. Segundo a pasta, o homem ''está em bom estado geral e permanece sendo monitorado''.

O órgão informa que uma equipe de saúde faz monitoramento diário do novo paciente, e caso apresente algum sintoma ou quadro de desconforto respiratório, será então encaminhado para internação. 
 
Além dos casos confirmados de coronavírus, o Distrito Federal tem 59 notificações de coronavírus em investigação, segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira (10/3). De acordo com o monitoramento, 55 registros foram excluídos, e 24, descartados por meio de exames. À reportagem, uma fonte do governo informou que um paciente internado no Hran passou por exame para atestar a presença da Covid-19, mas não teve acesso ao conteúdo da análise.
 
Autoridades de saúde do DF fazem balanço da situação do coronavírus na capital