Cidades

Secretaria de Saúde proíbe visita a paciente diagnosticado com coronavírus

Assista, ao vivo, balanço do coronavírus feito por profissionais da Saúde. A medida foi divulgada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (11/3)

Correio Braziliense
postado em 11/03/2020 11:21
A paciente, de 52 anos, diagnosticada com coronavírus está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa NorteA Secretaria de Saúde proibiu visitas aos pacientes diagnosticados com Covid-19 nas unidades de internação e de terapia intensiva (UTI) do Distrito Federal. A medida foi divulgada no Diário Oficial (DODF) desta quarta-feira (11/3) e passa a valer a partir desta quarta-feira até que haja liberação do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para Doença pelo Coronavírus 2019 (COE-COVID-19).

O texto assinado pelo secretário de saúde, Osnei Okumoto, saiu um dia após a confirmação do segundo caso de coronavírus no DF. Trata-se de um homem, de 45 anos. Ele é marido da mulher internada na UTI do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) com a doença. Até a noite de terça-feira (10/3), ela estava em estado grave. O casal mora no Lago Sul, viajou para a Inglaterra e para a Suíça e voltou em 26 de fevereiro para Brasília.

Na medida, estão especificadas diversas considerações a respeito da pandemia, iniciada no final de dezembro de 2019, na China, entre elas, o estado de emergência anunciado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), em 28 de fevereiro, também divulgada no DODF. O secretário destaca ainda que a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no DF. 
 
Na última terça-feira (10/3), foi confirmado o segundo caso de coronavírus na capital federal. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que o paciente está em isolamento domiciliar. Segundo a pasta, o homem ''está em bom estado geral e permanece sendo monitorado''.

O órgão informa que uma equipe de saúde faz monitoramento diário do novo paciente, e caso apresente algum sintoma ou quadro de desconforto respiratório, será então encaminhado para internação. 
 
Além dos casos confirmados de coronavírus, o Distrito Federal tem 59 notificações de coronavírus em investigação, segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira (10/3). De acordo com o monitoramento, 55 registros foram excluídos, e 24, descartados por meio de exames. À reportagem, uma fonte do governo informou que um paciente internado no Hran passou por exame para atestar a presença da Covid-19, mas não teve acesso ao conteúdo da análise.
 
Autoridades de saúde do DF fazem balanço da situação do coronavírus na capital 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags