Cidades

Saiba o que fazer caso você apresente sintomas do coronavírus no DF

Entenda o passo a passo para lidar com a doença de forma mais eficaz

Correio Braziliense
postado em 12/03/2020 06:00

Acompanhantes no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) usam máscaras : prevenção contra o coronavírusO Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou mais informaçõe sobre como agir em caso de percepção dos sintomas de coronavírus. Entenda o passo a passo e saiba como reagir à doença de forma eficaz:

 

O que fazer em caso de sintomas da doença

 

1. Procure a emergência da unidade de saúde particular mais próxima, ou o Hran ou o Hospital de Base, munido de máscara respiratória.

2. Informe ao profissional de saúde sob a suspeita durante a triagem e responda às perguntas sobre últimas viagens internacionais e possível contato com pessoas infectadas ou viajantes, 
além de citar os sintomas.

3. Em caso de suspeita positiva, o paciente será encaminhado para o isolamento para aguardar o procedimento de teste do coronavírus. No Hran, um elevador restrito faz o transporte de pacientes com suspeita da doença.

4. O enfermeiro, munido de equipamento de proteção, deverá colher a amostra respiratória para o exame. O material colhido corresponde a uma secreção nasal. A amostra deverá ser encaminhada com urgência ao Lacen no DF.

5. Aguarde o resultado dos exames em isolamento.

6. Em caso de resultado positivo, o profissional de saúde avaliará a necessidade de internação em UTI a julgar pelo agravamento do quadro. Caso os sintomas sejam regulares, o paciente será encaminhado ao isolamento domiciliar.

7. O acompanhamento da evolução do caso será feito pela Atenção Primária de Saúde (APS), cujos profissionais receberão treinamento adequado quanto ao uso de EPI e manejo clínico. Os profissionais da APS poderão reencaminhar os pacientes para as unidades de referência, caso haja piora na evolução clínica.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags