Cidades

Coronavírus: paciente morta não estava na área de isolamento do Hran

Como o primeiro exame dela atestou negativo para a presença da doença, os médicos acreditavam que ela não estaria infectada

Correio Braziliense
postado em 29/03/2020 13:49
fechada do hranprimeira paciente morta por coronavírus no Distrito Federal, Viviane Rocha de Luiz, 61 anos, não estava no 7º piso do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), espaço reservado para isolamento de pessoas com suspeita e diagnóstico da Covid-19. Como o primeiro exame dela atestou negativo para a presença da doença, os médicos acreditavam que ela não estaria infectada. 

Inicialmente, na segunda-feira (23/3), a Secretaria de Saúde havia informado que a paciente deu entrada no Hran na sexta-feira (20/3), com sintomas de gripe e deficiência respiratória. Entretanto, por meio de nota oficial divulgada neste domingo (29/3), a pasta disse que Viviane chegou à unidade de saúde na madrugada de domingo (22/3). 

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a vítima teve contato com um paciente confirmado com coronavírus, de São Paulo. Além disso ela tinha comorbidades, como obesidade mórbida, hipertensão arterial sem tratamento e era ex-fumante.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou a morte. "Ontem, por volta da meia noite, 28, foi confirmado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz - RJ) o resultado positivo da contraprova para o novo Coronavírus (SAR-COV2). Portanto, trata-se da primeira vítima oficial do Covid-19 no Distrito Federal", informou o texto. A pasta também destacou que "todos aqueles que tiveram contato direto com a vítima estão sendo monitorados pela autoridade sanitária do Distrito Federal."

O Correio entrou em contato com a Secretaria de Saúde, entretanto, até a mais recente atualização desta publicação, a pasta não havia respondido.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags