Cidades

Segunda fase da vacina contra gripe começa nesta segunda (30/3)

Até 22 de maio, pessoas com mais de 60 anos ainda podem receber as doses, além dos trabalhadores da saúde.

Correio Braziliense
postado em 30/03/2020 11:35
Até agora, 93% dos idosos do DF foram imunizados contra a gripeProfissionais de saúde do Distrito Federal começam a ser vacinados contra influenza a partir desta segunda-feira (30/3). Nesta fase, não haverá vacinação pelo drive-thru - em que a pessoa recebia a vacina dentro do carro- assim como a imunização organizada pela inicial do nome dos pacientes, por ordem alfabética. 

A meta da campanha é vacinar 912.914 pessoas, entre as quais se incluem o grupo de idosos. A estimativa é que o Ministério da Saúde envie, de forma gradativa, um total de 1.015.600 doses ao DF. Até agora, já foram entregues 352.800 doses. Confira o cronograma de vacinação: 

Cronograma 

A partir de 30 de março: trabalhadores da saúde.

Até 22 de maio: pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde.

De 16 de abril a 22 de maio: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

De 9 a 22 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática a doses prévias da vacina, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança considerado excelente e são bem toleradas.

Primeira etapa

Na primeira fase de vacinação contra a gripe foram imunizados cerca de 93% dos idosos do Distrito Federal.  São cerca de 190 mil pessoas com mais de 60 anos. Aproximadamente nove mil trabalhadores da saúde também foram vacinados na primeira semana. 

Os idosos, primeiro grupo a receber a vacina, também podem ser imunizados até o fim da Campanha Nacional de Vacinação que vai até o dia 22 de maio. 

Com informações da Agência Brasília

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags