Cidades

Infectado com coronavírus, médico relata como foi receber diagnóstico

Anestesista e emergencista Lucas Valente, de 29 anos, recebeu a confirmação nesta terça-feira para a Covid-19

Correio Braziliense
postado em 08/04/2020 13:02
Desde o início da contaminação no DF, o anestesista chegou a trabalhar cerca de 70 horas por semana"É uma doença que você encara sozinho, isso é algo que sabemos dela", comenta o médico Lucas Valente, 29 anos, anestesista e emergencista de um hospital público. Até domingo (5/4), quando finalizou o plantão, Lucas estava cercado por companheiros de trabalho no combate ao novo coronavírus. À noite, ele começou a sentir febre e, depois de uma conversa com a chefe, decidiu fazer o exame para SARS-CoV-2. "Nesta terça-feira (7/4), o laboratório me ligou perguntando se tinha visto o resultado, que tinha dado positivo para a Covid-19", lembra.

Em casa, isolado da família, dos amigos e da noiva há três semanas por precaução, o médico elabora, agora como paciente, a realidade do diagnóstico. "Na hora, você fica assustado. No hospital, estou vendo as piores faces do vírus. A gente trabalha com a parte dos pacientes em estado crítico, então a gente sempre vê o pior. Claro que uma boa parte dos infectados evolui para quadros mais brandos, mas dá medo", relata. Além da febre, Lucas começou a ter uma tosse seca, mas não chegou a sentir dores no corpo ou de cabeça e nem falta de ar. Desde que finalizou o plantão e, agora com o teste positivo para o novo vírus, ele segue afastado dos companheiros de trabalho.

O anestesista e emergencista não viajou para o exterior nem teve contato com pessoas que estavam fora do país. Para Lucas, mesmo com todos os cuidados, a contaminação ocorreu no ambiente hospitalar. "A gente está muito exposto, especialmente quem é emergencista, intensivista, anestesista, que atua bem na linha de frente. Você faz uma redução de danos bem extensa. Em casa, tenho uma zona limpa e uma zona suja. No hospital, você pode tomar todos os cuidados, mas uma vez ou outra, fica exposto, pode respirar alguma suspensão do ar. É muito tempo de exposição", avalia.
 
No domingo, Lucas integrou a reportagem do Correio que apresentou relatos de profissionais da saúde que atuam olho no olho no combate ao novo coronavírus. O médico é um dos responsáveis pela intubação dos pacientes confirmados com a Covid-19. "É um procedimento que está sendo bastante discutido no meio médico, inclusive para encontrar uma forma de reduzir a exposição da equipe e a dispersão de partículas pelo paciente", acrescenta.

Mesmo no lugar de paciente, Lucas não deixa de lado o olhar e a atenção com o outro. Para a família, buscou comunicá-los de maneira tranquila para não tornar a notícia ainda mais difícil. Com hipotireoidismo e sobrepeso, o médico se sente bem. "Minhas preocupações agora são evitar de contaminar as pessoas, obedecendo estritamente o isolamento, e o medo da doença evoluir", conta.
 
Além da medicação para a febre e muita água, o médico tem recorrido às evidências científicas para minimizar a ansiedade e se ater às comprovações. Com uma pequena farmácia em casa, Lucas consegue fazer as próprias medições e controlar a evolução dos sinais vitais. "Como é uma doença que ainda não tem tratamento específico e a única coisa que é comprovadamente eficaz para diminuir a disseminação do vírus é o isolamento, a nossa maior arma é a informação correta. A gente sabe que a gente está na curva ascendente. Se a gente superlotar hospital, sobrecarregar os recursos humanos, esgotar os materiais, podemos morrer por algo evitável. Se frearmos um pouco, as pessoas contaminadas poderão ser atendidas".


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags