Cidades

Inmet mantém alerta amarelo no DF por causa das fortes chuvas

As precipitações ocorrem acompanhadas de trovoadas. O instituto alerta para ventos fortes, de até 60km/h, e possíveis descargas elétricas, alagamentos e quedas de árvores

Correio Braziliense
postado em 08/04/2020 16:30
Chuva na Asa Sul, na tarde desta quarta-feiraO Distrito Federal permanece em estado de alerta amarelo, ou seja, as chuvas trazem perigo potencial. Este é o segundo dia consecutivo que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulga as orientações de cuidados. Os brasilienses devem ficar atentos para ventos fortes, que variam de 40km/h a 60km/h.

Ainda de acordo com o alerta, podem ocorrer descargas elétricas, quedas de árvores e energia, além de alagamentos. A Defesa Civil também emitiu alerta por meio de SMS, orientando para que os moradores da capital procurem abrigo e evitem pontos de alagamentos. Em caso de risco, deve-se ligar no 193.
 
No Sudoeste, o Inmet contabilizou chuva de 0.6 mm até às 15h desta quarta-feira
 
Nesta quarta-feira (8/4), o céu permanece parcialmente nublado a encoberto. As chuvas devem continuar durante a tarde até à noite, segundo a meteorologista Andrea Ramos. “O Centro-Oeste continua na área de frente fria. O fenômeno é responsável por proporcionar precipitações intensas com trovoadas em todo o DF, mas não de modo uniforme”, explica a especialista do Inmet. 

A previsão é que a chuva continue até o próximo sábado (11). A média histórica de abril é de 133.4 milímetros. No entanto, a estação do instituto, em Brazlândia, registrou 107.4 mm somente até as 15h desta quarta-feira (8). As estações do Sudoeste e Paranoá também registraram as precipitações em igual período, de 0.6 mm e 1.6 mm, respectivamente. Os dados do dia só serão acrescentados ao levantamento do Inmet às 9h desta quinta-feira (9). 

A mínima desta quarta-feira (8) ficou em 18ºC e a máxima alcançou os 29ºC em todo o Distrito Federal. A umidade relativa do ar varia de 50% a 95%. “Um dos pontos observados é que terá uma queda de temperatura a partir de amanhã, mas não é nada expressivo, pode-se alcançar até 28ºC”, acrescenta Andrea Ramos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags