Cidades

Coronavírus: igrejas católicas fazem confissões drive-thru

Iniciativa começou na última semana de março e deve permanecer durante a Semana Santa

Correio Braziliense
postado em 08/04/2020 16:51
Paróquia Nossa Senhora da Saúde recebeu cerca de 50 carros por dia para confissãoA Semana Santa é um momento importante para os fiéis e, conforme tradição católica, exige uma preparação. Entre ela, está a confissão, um dos sacramentos da religião. Devido o isolamento social para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, algumas instituições católicas do DF pensaram em atender os religiosos por meio de drive trhu, ou seja, atendimento a fiéis dentro de carros.

A iniciativa teve início durante a última semana de março, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde e se espalhou para as outras instituições. De acordo com o padre Rafael, a ideia surgiu a partir de referências realizadas fora do Brasil. “Percebemos que as pessoas estavam se isolando e angustiados, mas impossibilitadas de se confessarem. Então em 21/3  convocamos os fiéis para a confissão”, explica. De acordo com o pároco, foram contabilizados em média 50 carros por dia. “Muitas pessoas vieram em família. Mas o atendimento era individual. Então as pessoas faziam um rodízio para serem atendidas dentro do carro, e as outras esperavam do lado de fora, com distância de pelo menos 3 metros”, relata. 

Para o fiel Cyro Marques, 33 anos, poder confessar neste momento traz força para a alma. “A confissão é um acolhimento. É uma satisfação imensa poder ter acesso à minha religião nesse período difícil que estamos vivendo. Ter um dos pilares de força à disposição, mesmo que de uma forma presencial mais limitada”, comenta o médico. Para Cyro, a pandemia deixa uma lição a todos os brasilienses. “Mostra que em momentos de crise, tudo é ressignificado e o que sobressai são os sentimentos mais puros, de fraternidade e amor”, opina. 

Confissões nas paróquias durante pandemia

Nossa Senhora de Guadalupe 
Asa Sul EQS 311/312 - Asa Sul
Segunda a quarta (6/4 a 8/4), das 18h às 20h 

Paróquia São Pedro de Alcântara 
St. de Habitações Individuais Sul EQI 7/9 - Lago Sul
Todos os dias, de 9h30 às 11h30 e de 14h às 16h

Paróquia Imaculado Coração 
Park Way de, Smpw Trecho 3 Q 5 - Águas Claras 
Confissão no estacionamento 
Terça e quarta (7/4 e 8/4), das 15h às 18h

Paróquia São Vicente de Paulo
St. E Sul QSE - Taguatinga 
Atendimentos até quinta-feira (9/4), das 9h às 12h

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags