Cidades

Covid-19: Autódromo começa a receber população em situação de rua

Acolhimento teve início nesta terça (7/4) com a chegada de 40 pessoas em situação de rua. Estrutura montada no autódromo conta com dormitórios, banheiros e alimentação

Correio Braziliense
postado em 08/04/2020 17:54
O espaço começou a funcionar na terça-feira (7/4)O alojamento provisório instalado no Autódromo Internacional Nelson Piquet começou a receber a população em situação de rua do Distrito Federal. Cerca de 40 pessoas foram acolhidas no espaço na terça-feira (7/4). A estrutura montada nos paddocks do autódromo, que está desativado desde 2014, oferece dormitórios, banheiros, área para a lavagem de roupas e alimentação. 

A previsão da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) é de receber mais 40 pessoas nesta quarta-feira (8/4). Os encaminhamentos estão sendo feitos pela Central de Acolhimento e pelo Serviço Especializado de Abordagem Social da pasta.

O cidadão não é obrigado a ficar lá o dia todo, a medida visa proteger as pessoas vulneráveis e dar a assistência adequada. A secretaria ainda ressalta a recomendação de higiene pessoal e o distanciamento mínimo preventivo para evitar qualquer possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus.

O espaço tem a capacidade de receber até 200 pessoas. A Secretaria de Desenvolvimento ainda estuda outros locais para servirem de abrigo. Também está sendo realizado no local atendimento do consultório na rua, promovido pela Secretaria de Saúde. Com exames de rotina e aferimento de pressão e temperatura. 

Além do autódromo, a população de rua tem recebido refeições diariamente em diversos pontos do Distrito Federal. Ao todo, são ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento cerca de 2,4 mil marmitas. 

Os Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua, mais conhecidos como Centros Pops, ampliaram o atendimento. As unidades em Taguatinga Norte e na Asa Sul, passam a funcionar também aos finais de semana, das 8h às 18h. Lá estão sendo servidas refeições e espaços para higienização. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags