Publicidade

Correio Braziliense

Pesquisadores da UnB criam sistema para ajudar a identificar a Covid-19

Medida visa auxiliar municípios com pouca estrutura no diagnóstico da doença


postado em 09/04/2020 17:09


Um banco de radiografias e imagens do pulmão pode ajudar a diagnosticar a doença(foto: Secom UnB)
Um banco de radiografias e imagens do pulmão pode ajudar a diagnosticar a doença (foto: Secom UnB)
Laboratórios da Universidade de Brasília (UnB)desenvolveram um sistema capaz de diagnosticar a Covid-19, por meio da leitura de radiografias. A iniciativa tem como objetivo auxiliar médicos e radiologistas de municípios sem disponibilidade de equipamentos, ou pouco conhecimento sobre a doença.

No sistema, o médico ou profissional de radiologia carregará a imagem em um sistema on-line e os algoritmos analisarão a imagem e fornecerão o diagnóstico em questão de segundos. Em casos dos algoritmos discordarem ou ficarem indecisos, a plataforma contará com a opinião de especialistas.

Além de subsidiar a atuação do médico em locais onde não há disponibilidade de outros equipamentos como tomógrafos e exames laboratoriais, o sistema também vai colher informações de georreferenciamento, idade do paciente e presença ou não de comorbidades.

Testes

Até o momento, a maior parte das imagens do banco de dados são de pneumonias comuns, cedidas por pesquisadores das universidades de Montreal e de Waterloo, no Canadá. Ainda é necessário, no entanto, fechar parcerias com hospitais com mais casos de Covid-19 para ter acesso às imagens de radiografias de pacientes com a doença confirmada.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade