Cidades

Via-Sacra: Morro da Capelinha será monitorado por forças de segurança

Policiais e Bombeiros Militares estarão em Planaltina para evitar aglomeração e orientar a população a permanecer em isolamento social. Detran não permitirá acesso de carros ao local

Correio Braziliense
postado em 09/04/2020 17:33
É a primeira vez, em 40 anos, que a Via Sacra de Planaltina não vai ocorrer na Semana SantaForças de segurança vão monitorar a região do Morro da Capelinha, em Planaltina, nesta Sexta-feira da Paixão. A tradicional encenação da Via-Sacra está cancelada, em função da pandemia do coronavírus. No entanto, policiais e bombeiros estarão no local durante todo o dia para evitar aglomeração de fiéis, como orientam os órgãos oficiais de saúde. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não permitirá o acesso de veículos e realizará rondas preventivas. nas proximidades.  

“Mesmo com o cancelamento da Via-Sacra no Morro na Capelinha, que é um dos principais cenários da encenação da Paixão de Cristo no DF, pode haver aglomeração de pessoas, como ocorre anualmente. A Segurança Pública está alinhada com as medidas do Governo do Distrito Federal que prevê, entre outras medidas, o distanciamento social”, disse o secretário de Segurança, o delegado Anderson Torres.

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil também enviou um alerta, via SMS, aos brasilienses, nesta quinta-feira (9/4). “Anualmente temos grande quantidade de apresentações religiosas nesta data, mas o momento requer cautela e respeito às orientações para evitar a disseminação do novo coronavírus”, explicou o subsecretário do Sistema de Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra.

A Administração Regional de Planaltina tem comunicado a população, por meio de rádios comunitárias locais e redes sociais, sobre o cancelamento do evento e pedido que os moradores permaneçam em casa.

Primeira vez

O Grupo Via-Sacra ao Vivo, que organiza a encenação da vida, crucificação e ressurreição de Jesus Cristo, em Planaltina, havia informado sobre o adiamento do evento, em 18 de março, em decorrência da pandemia. 

É a primeira vez, em 40 anos, que a Via-Sacra de Planaltina não vai ocorrer na Semana Santa. Não há previsão para uma possível encenação após a pandemia. 

O tradicional evento ocorre na Sexta-feira da Paixão, que neste ano cai em 10 de abril. O evento, que é a maior Via-Sacra do Brasil, reúne cerca de 100 mil pessoas a cada ano. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags