Cidades

Coronavírus: Prefeitura de Pirenópolis cria comitê de fiscalização

O objetivo é monitorar e supervisionar o cumprimento das normas estipuladas pelo governo local no combate à pandemia no município goiano

Correio Braziliense
postado em 16/04/2020 16:24
Município goiano não tem casos de Covid-19, mas mesmo assim foi decretado estado de calamidadeApós decretar estado de calamidade pública, a prefeitura municipal de Pirenópolis instituiu o Comitê de Fiscalização para Supervisão de Monitoramento das normas de combate à Covid-19 na região. A criação do grupo de trabalho foi realizada por meio do decreto nº 3.450/2020, publicado na quarta-feira (15/4). A equipe é integrada por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. Três moradores locais estão em isolamento e em observação após manterem contato com uma paciente confirmada com o novo coronavírus depois de ela ter sido curada. Não há nenhuma suspeita da doença na cidade.

Entre as ações do comitê, está a fiscalização quanto ao cumprimento das normas estipuladas pela prefeitura local na última segunda-feira (13). Em decreto, ficou proibida e entrada de pessoas no município, com exceção de moradores locais. Quem for pego transportando turistas será multado em 10 salários mínimos e assinará termo circunstanciado na delegacia local.

Além disso, a prefeitura determinou a suspensão de diversas atividades locais, incluindo o turismo em rios e cachoeiras, o transporte público local e de comércios como salões de beleza e clínicas estéticas, além do fechamento de cinemas, academias, restaurantes, boates.

Serviços essenciais estão mantidos. Não estão inclusos na suspensão de atividades: laboratórios; farmacêuticas; clínicas psicológicas, de fisioterapia ou vacinação; distribuidoras e revendedoras de gás; postos de combustíveis; supermercados; serviços de entrega; agências bancárias; e, por fim, obras públicas relacionadas aos serviços de água, esgoto, saneamento básico, elétrico, telefonia e internet, escolas, postos de saúde e infraestrutura. Os moradores que saírem de casa devem esta utilizando máscaras protetivas. 

Conforme prevê a publicação do decreto do comitê de fiscalização, uma das ações será “conscientizar a população em geral acerca dos perigos da doença, coibir aglomerações e tirar dúvidas acerca da prevenção, bem como sensibilizá-la sobre a importância da atuação de cada cidadão nos cuidados preventivos necessários para evitar a infecção pelo coronavírus.”

Além disso, os estabelecimentos que não cumprirem as normas estabelecidas pela Secretarias de Saúde e pelo Ministério da Saúde serão notificados. Também fica estabelecida a fiscalização da quarentena domiciliar das pessoas que estiverem com suspeita ou contaminadas pela Covid-19.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags